O que é a Cartografia do Afeto? Ela tá chegando em Natal

O que é a Cartografia do Afeto? Ela tá chegando em Natal

Compartilhe:

Como registrar as suas origens? Como ler a sua vida? Podemos utilizar a fotografia? Foi assim que surgiu o Cartografia do Afeto, um projeto construído de memórias. Três fotógrafos residentes em Natal, Paulo Fuga, Pedro Medeiros e Vanessa Paula, voltam às suas cidades de origem no interior do estado do Rio Grande do Norte para resgatar memórias da sua infância.

https://www.instagram.com/p/-y5KoQjjRi/

Paulo Fuga, que já falamos no blog, é jornalista e fotógrafo, é natural de Mossoró e passou por vários pontos da cidade. Já Pedro Medeiros e Vanessa Paula são de Areia Branca e Assú, respectivamente.  Neste projeto, eles utilizaram as fotografias para falar de suas memórias e afetos da cidade onde passaram a infância e juventude.

Eles divulgaram três vídeos contando a sua trajetória:

Cada fotografo foi responsável pela montagem de um ensaio fotográfico sobre infância, afetos e um pouco do que viveu nestes lugares, o resultado disto foi uma exposição itinerante, que já correu em 15 cidades potiguares, no qual também realizaram oficinas de fotografia para que os moradores da quela cidade tivessem essa mesma vivência.

Agora, Natal será a última cidade a receber o projeto, que vai acontecer nesta sábado (15), a partir das 18 horas, na Pinacoteca do Estado, que fica no bairro de Cidade Alta.  Serão exibidas 30 fotografias dos idealizadores.  Além da exposição, os três fotógrafos vão expor os trabalhos alunos das 15 oficinas que ofertamos pelo interior do Estado, mais de 200 imagens sobre seus afetos pelo lugar de origem

Dentro do projeto tem a elaboração de um documentário, assinado por Johann Jean (Som do Morro, Três vezes Maria e O Tempo Feliz que Passou) mostra como foi a volta dessas pessoas e a busca pelas imagens que estão na exposição, mostrando a influência desses lugares no olhar de cada um, além de capturar o processo de circulação do projeto, oficinas e intervenções que acontecem em 15 cidades do interior, além de um foto-livro com os registros da aventura. Ambos disponíveis na abertura da exposição.

Você pode ler também:  Os 139 anos de legado da poeta Auta de Souza

O projeto Cartografia do Afeto conta com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Serviço
Câmara Clara – Cartografia do Afeto (Exposição, Foto-livro e Documentário)
Pinacoteca Potiguar | 18h |
15 de outubro
Entrada Gratuita

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí