Tempo de leitura: 2 minutos

O Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Deart/UFRN) exibe, a partir dessa semana, uma exposição de arte em relação à produção de games. Vale ressaltar que o mercado no Brasil está crescendo bastante e tem o aumento de pessoas interessadas em fazer curso em relação ao assunto. Sim, os joguinhos estão dominando o mundo!

A arte dos jogos brasileiros, e o processo criativo desses artistas, é o tema da exposição ArteGame Brasil, que acontece em Natal.  O curador da expo é o professor Roger Tavares, que é um profundo conhecedor de eventos voltados à expressão artística e cultura dos games. Foi ele que criou a expressão “Game Cultura”.  Tavares é pesquisador sobre a linguagem dos jogos digitais.

Além disso, o professor Roger já realizou projetos socioculturais em instituições como Sesc São Paulo, Senac e Pontifícia Universidade Católica (PUC), entre outras.

A exposição pretende mostrar ao público o talento dos profissionais brasileiros e a qualidade de uma importante etapa do game design, nem sempre percebida no momento em que o jogador interage com o rico universo criado para jogo.

Para o professor, “o jogo não nasce pronto, mas passa por diversas fases até chegar ao seu computador ou videogame”. Então, a intenção da exposição é mostrar peças que fazem parte dos bastidores da produção dos joguinhos, nos quais não são levadas ao público e são descartadas.

Nesta primeira edição, dois games nacionais reconhecidos pela qualidade artística e gameplay exibem seus layouts e processos de design: Chroma Squad, da brasileiense Behold Studio, e My Night Job, do estúdio paulistano Webcore Games. Mas Roger Tavares está certo que, para as próximas edições, outros estúdios apresentarão seus trabalhos.

Você pode ler também:  Rodando o domingo a noite para doar alimentos aos moradores de rua

A exposição se inicia em junho e pretende circular por diversas cidades do Brasil como São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro, até julho de 2017, quando dará lugar à segunda edição da exposição, com novos materiais. Em Natal, o evento se encerra no dia 10 de junho.

A única graduação relacionada ao desenvolvimento de jogos fica na Universidade Potiguar (UnP), mas o curso de Tecnologia da Informação UFRN tem várias matérias e cursos sobre o assunto.

Serviço:
Evento: Exposição ArteGame Brasil
Período: De 1 a 10/06/2016
Local: Galeria DEART da UFRN
Endereço: Rua Salgado Filho, 3000. Natal, RN
Entrada: Grátis


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2016
S T Q Q S S D
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Categorias