Retrospectiva 2015 pelo Brechando

Retrospectiva 2015 pelo Brechando

Compartilhe:

Hoje é dia 31 de dezembro, fim do ano 2015. Há quatro meses atrás minha vida mudou, me formei e criei o meu Brechando. Foram mais de 300 matérias publicadas desde 1 de agosto e a quantidade de leitores só crescendo.

Todos os blogs da cidade fizeram uma retrospectiva. Então, eu vou fazer o meu top 15 das coisas que marcaram este blog. Confira a nossa retrospectiva:

1) Faster Pizza

faster pizza (17)

No final da Rua Princesa Isabel percebe-se um amontoado de pessoas rondando às 21 horas. Eles estão no Faster Pizza, inaugurada em 2014 e é conhecida pelos shows de bandas de rock e heavy metal. No final do ano, os donos do estabelecimento disseram que iria fechar. Após as súplicas dos frequentadores, eles voltaram atrás e ano que vem continuam com força total.

Para saber mais sobre a pizzaria mais underground, clique no link.

2) Ponte na Praça Augusto Severo

12211983_988294904571652_405938015_n

Está no top 10 das mais lidas do blog. Esta ponte próxima da antiga rodoviária e da estação de trem de Natal não está de enfeite e faz parte da história da construção da Praça Augusto Severo, que antigamente tinha um belíssimo jardim botânico, cuja intenção era tirar o pântano causado pelo o rio Potengi. É uma das poucas coisas que mantém a estrutura original da praça. Veja saber um pouco mais sobre este local.

3) Professor doa 70% do fígado para jovem

12308672_800550563389785_4162870328676765543_n

Nós contamos a história do professor Cláudio Custódio, que resolveu viajar para São Paulo com a intenção de fazer uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês e fornecer 70% do fígado para Matheus Leandro, que era portador de uma doença no fígado que prejudica as artérias e o pulmão. Saiba mais.

4) Estabelecimentos com nomes peculiares em Natal

siricascudo

Em Natal, a gente tem diversos locais desse porte. O Brechando criou dois textos mostrando os restaurantes e outros estabelecimentos comerciais com nomes peculiares. Você já resolveu fazer aquele lanchinho no Siri Cascudo? Nós dividimos o texto em parte 1 e 2.

5) Os nus artísticos de Paulo Fuga

paulo fuga 1

Contei um pouco do trabalho do jornalista e fotógrafo mossoroense, radicado em Natal, Paulo Renato, conhecido como Paulo Fuga. Ele é conhecido pelos trabalhos de nu artísticos, fazendo com que os modelos parecessem bem a vontade nas lentes e em diversas situações que não lhes deixam pornográfico. Para saber mais, clica aqui.

6) Casa da Viúva Machado

8
Esta linda casa amarela morou uma das maiores lendas urbanas natalenses, a Viúva Machado, conhecida por ser a comedora de fígado, ou como dizem, a “papa-figo”. Pouca gente sabe que a famosa viúva realmente existiu e totalmente diferente do que a lenda dizia. Confira um pouco a história dela.

Você pode ler também:  Ônibus custa metade do preço neste feriado

7) Como se faz uma pipoca Boku’s

HPIM7130

Muita gente de Natal e do Nordeste sabe o saber da pipoca Boku’s e de seus grãos de tamanho bizarro. Mata a sua fome, naquele momento que você fica faminto.  Mas, você sabe como ela é feita? Por que a mesma fica desta forma? Por que ela é diferente das tradicionais pipocas? Conheça um pouco mais de sua fabricação.

8) Estreia de Star Wars

Star Wars (13)
Fui a pré-estreia de Star Wars: O Despertar da Força e contei como foi a estreia do filme mais esperado no ano. Como previsto, teve cosplay, gente desfilando com camisetas do filmes e entrevistei alguns fãs, que estavam bastante empolgados. Confira aqui.

9) O Halloween do Gringo’s mudou de local

image

O Halloween do Gringo’s, tradicional no bairro de Ponta Negra e feito a partir de publicações no Facebook, foi alvo de polêmicas, a super lotação da festa causou brigas, lixo e poluição sonora. Alguns que não gostaram um pouco da festa resolveu mudar para uma praça mais próxima e nós comentamos como foi a festa aqui.

10) Fila da Tatuagem

IMG_6925

Era um domingo de manhã, em julho. Acordei cedo e dois dias antes estava vendo uma seguinte mensagem no Facebook: “Neste domingo será o dia para marcar as tatuagens para o segundo semestre deste ano. A próxima agenda será aberta em fevereiro”. Eba, minha chance de fazer uma tatuagem e como enfrentei esta fila? Veja esta matéria do Brechando.

11) O dia que fiz a tatuagem

image

A modificação corporal sempre existiu em mim. Desde criança gostei de piercing, tatuagem e cabelos coloridos. Quando era criança queria ter um cabelo rosa igual da jornalista Penélope do Castelo Rá-Tim-Bum, parecia que já tinha uma relação com a profissão que escolhi desde cedo e não sabia. Quando tinha oito anos queria colocar um piercing no umbigo, no qual isto nunca aconteceu. Aos 22 anos, eu resolvi fazer uma tatuagem e conto como foi o procedimento.

Link: http://boo-box.link/26ENY

12) Quem é o Salgado Filho?

16789473

Em agosto desse ano, o prefeito Carlos Eduardo Alves disse que a Avenida Senador Salgado Filho alterará o nome. O prefeito anunciou durante a assinatura do convênio para construção de uma ciclofaixa na Avenida Ayrton Senna, zona Sul de Natal. Na teoria, a via começa no Natal Shopping e termina no cruzamento da Bernardo Vieira, próximo ao IFRN e o Midway Mall. Afinal, quem é o Salgado Filho? Confira nesta matéria.

Você pode ler também:  Casa da Maçã e uma foto rara de como foi lugar

13) Rogério x Jesus

image

Tudo começou com algumas frases em Nova Parnamirim, em Parnamirim, (nas avenidas Abel Cabral e Maria Lacerda Montenegro) e nos conjuntos San Vale e Cidade Satélite em Natal. Depois, as frases se espalharam para os bairros de Capim Macio e o conjunto Ponta Negra. Ainda tem alguns na zona Norte. Então, descobri que as pinturas fazem parte do Rogério, um pintor que luta contra a religião. Confira um pouco mais dele.

14) Casa derrubada em Petrópolis

11903281_950824111652065_787190791_n

Um casarão conhecido no bairro de Petrópolis ficava no cruzamento da Avenida Nilo Peçanha com Rua Seridó, do lado da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN). O local, construído no século XIX,  já foi uma escola de artes e nos últimos três anos funcionava como um restaurante. Tentamos procurar algo a mais sobre a sua origem ou alguma foto mais antiga, porém sem sucesso. A casa, que já era alvo de muitas modificações, foi demolida e relatamos sobre o ocorrido.

15) Mulheres reunidas para protestar contra os casos de estupro

IMG_7382

A Avenida Rio Branco, no dia 27 de agosto, foi tomada por mulheres que tinham um simples objetivo: criar medidas para reduzir a violência contra a mulher. Diferentes grupos se reuniram para criticar apologia da cultura do machismo, que ainda acontece em pleno século XXI. Elas caminharam do viaduto do Baldo até a Prefeitura, na Rua Ulisses Caldas, ambas localizadas no bairro de Cidade Alta. O motivo foi por conta dos casos de estupros que aconteceram no conjunto San Vale. Saiba mais.

Durante os dias 1, 2 e 3 de janeiro colocaremos outras matérias que marcaram os quatro meses de blog. Agradecemos os mais de 180 mil acessos, 750 curtidas no Facebook e vamos dobrar a meta daqui a quatro meses. Voltaremos dia 4 de janeiro com mais novidades!

Feliz ano novo!

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí