Tempo de leitura: 2 minutos

Com mais de quatro mil visualizações e 16 vídeos já publicados, dois jovens publicitários resolveram falar sobre livros a partir de resenhas gravadas em vídeos e nasceu o projeto Elefante LiterárioSempre perto das estantes, a dupla Caroline Queiroz e Noberto Alves desenvolveram o projeto em setembro deste ano.

Uma forma de atrair os visitantes é misturar elementos literários com as tendências da internet no momento com o marketing digital. “Fora o vídeo de apresentação do canal, que está chegando a mil visualizações, existe um vídeo que fazemos uma brincadeira com os livros e signos”, comentou Noberto Alves, publicitário e idealizador do canal.

A ideia do canal já era algo pensado há muito tempo pelos meninos, que são fãs de pessoas que fazem vídeos desse estilo em site de compartilhamento de vídeo. “Ficávamos adiando a criação, mas após a ida à Bienal do Livro do Rio de Janeiro (primeiro vídeo do projeto), decidimos que era a hora”, comentou Caroline Queiroz.

Durante a conversa, Noberto admitiu que era quem mais ficava adiando o projeto. “O que é mais divertido de trabalhar com literatura é aquela velha expressão, mas verdadeira, de que nós conhecermos novos mundos e ter personagens quase que como amigos. No caso do trabalho com o canal, além disso, é poder conhecer pessoas que também amam o mundo literário e também querem expor suas opiniões ou indicar novas leituras. Apesar de estarmos no início, já conhecemos pessoas bem legais nesse pouco tempo”, afirmou.

De volta à Natal, eles montaram uma identidade visual e começaram a produzir diversos vídeos ao mesmo tempo. O nome “Elefante Literário” é uma homenagem ao Rio Grande do Norte, que a silhueta do mapa possui um formato parecido com o mamífero.

Você pode ler também:  Esta foi uma das primeiras escolas de inglês em Natal

“Queríamos deixar marcado de onde somos, justamente por não ter tanta presença do estado no booktube (nome em inglês para pessoas que fazem vídeos relacionados à livros). A leitura tem um fator de grande importância já que dependendo do meu estado de espírito, eles me levam a outros lugares e ensinam diversas coisas”, explicou Caroline, que chegou a admitir que os vídeos sobre o assunto lhe ajudaram a começar a ler bastante os livros.

Noberto, por sua vez, disse que sempre teve contato com livros de curiosidades, gibis e revistas de curiosidades. Depois, o interesse passou para a literatura infanto-juvenil. “Durante a escola dei uma pausa e o gosto voltou a crescer com mais força por volta de 2013. Os livros têm essa capacidade de nos fazer imaginar, refletir e fugir um pouco da vida real”, relatou.

Para os dois vlogueiros, eles não possuem um gênero literário favorito, o importante é que a narrativa e a estrutura sejam boas. “Sem me importar muito com o gênero, o enredo e uma estrutura narrativa interessante são fatores primordiais em um livro. Passei alguns meses lendo muitas distopias, mas hoje estou aberto a novos gêneros literários”, disse o publicitário.

Sobre o fato de estender o projeto, eles enfatizaram que o trabalho ainda é recente, mas que isto não está fora de cogitação.

“Como ainda estamos iniciando, pretendemos conhecer melhor nosso público e divulgar para que mais pessoas interessadas o conheçam. Nesse caminho de conhecimento, queremos ver as possibilidades de mostrar um conteúdo inovador que agrade ao nosso público, nunca descartando essa possibilidade de extensões”, explicou o publicitário.

Além do canal, Noberto trabalha com fotografia e é estudante de Educação Física e Caroline largou a publicidade para focar mais na área de produção cultural.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

novembro 2015
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias