Quinta-feira, 02 de abril, é o dia de lava-pés na Semana Santa. Neste período, os padres realizam o mesmo ato que Jesus Cristo realizou na véspera de sua morte, no qual lavou os pés dos pecadores. Por coincidência ou não, o artista Carito Cavalcanti lançará um livro de crônica que tem a ver com pé e calçado, mais precisamente tênis. O livro “O tênis da foto da capa e outras histórias” traz crônicas do artista multifacetado, no qual reúne textos curtos com estilo próprio. Afinal, Carito (ou Carlos Estevam no RG) no ès santo!
O evento acontecerá no Seburub, das 18h às 23h e contará com discotecagem de Isaac Ribeiro. O acesso é gratuito.
Muitas dessas histórias são, inclusive, contando a sua juventude em Natal, uma vez tenha convivido com muita gente interessante, transitou pelo mundo artístico desempenhando inúmeras funções. Além disso, o mesmo é camaleônico, visto que já teve várias profissões e serão ditas no livro (veja a mini-biografia no final do texto, o CV dele é pesado).

É poeta e já foi dono de pousada em Areia Branca, é cineasta e já trabalhou como arquiteto (sua formação acadêmica), é ator e já foi vocalista de algumas bandas de rock emblemáticas na Natal de décadas passadas.
Diante de uma vida tão diversa e atuação cultural destacada, o autor reuniu muitos episódios memoráveis e fez uso do seu estilo poético de escrever para produzir uma prosa fluída, dinâmica e muito divertida. A obra conta ainda com textos de Sheyla Azevedo, Pablo Capistrano, Mario Ivo Cavalcanti e Carlos Fialho.
Por falar em Fialho, o livro faz parte do selo do Jovens Escribas, uma vez que já realizou outras publicações do artista.
Sobre Carito Cavalcanti
Carito (Carlos Estevam Dantas Cavalcanti), é um artista multimídia: cineasta, poeta, letrista, vocalista, compositor, fotógrafo, ator, performer e arquiteto. Nasceu em Natal-RN em 1964. Foi vocalista e um dos fundadores das bandas “Fluidos” (de 1982 a 1985) e “Modus Vivendi” (de 1986 a 1999), algumas das pioneiras no rock potiguar, das quais também foi produtor. Participou d’Os Poetas Elétricos , projeto experimental de música e poesia desenvolvido com o parceiro Edu Gomez, além de convidados.
Com “Os Poetas Elétricos” lançou três discos e ganhou prêmios e indicações em nível nacional. Trabalhou na “Stabanada Cia. de Teatro” como ator, assistente de direção e diretor musical. Trabalhou como arquiteto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A parte acadêmica
Possui curso de pós-graduação em Teoria e História da Arquitetura pela Universidade Politecnica de Madrid (Espanha) e Especialização em Ensino de Arte pela UFRN. Também foi empreendedor pioneiro do ecoturismo no litoral norte do RN, à frente da Pousada Costa Branca, na Praia de Ponta do Mel, no município de Areia Branca (projeto desenvolvido em sociedade com seu irmão João Hélder).
Poeta
Como poeta lançou três livros de poesia pela editora Escribas: Atestado de Órbita (2012), Entendeu ou quer que desenhe? (2017 – com ilustrações de Flávio Freitas), e Minha Amásia Paranormal (2024 – com ilustrações de Paula Vanina). Escreveu em blogs, publicou livros coletivos, escreveu em fanzines e jornais culturais como “Delírio Urbano” e “O Galo”.
Diretor
Realiza filmes de ficção, documentários, aftermovies, experimentais, videoclipes, webséries, institucionais e publicitários, tendo participado de várias mostras e festivais. À frente da “Praieira Filmes”, na área de cinema e vídeo, trabalha com direção, roteiro e fotografia (com vários prêmios em seu portfólio), e ainda mais, ministra cursos e oficinas.
LANÇAMENTO DO LIVRO “O TÊNIS DA FOTO DA CAPA E OUTRAS HISTÓRIAS” DE CARITO CAVALCANTI:
- Data: 02 de abril de 2025, quinta-feira
- Horário: 18h às 23h
- Local: SEBURUBU. Avenida Deodoro da Fonseca, 307, Petrópolis. Natal – RN.




