Cidade do RN que tem outro nome no IBGE

Cidade do RN que tem outro nome no IBGE

Compartilhe:

A gente sabe que o Rio Grande do Norte tem 167 municípios e muita gente sabe deles apenas por ouvir nas redes sociais, televisão ou até mesmo os parentes. No entanto, alguns dos municípios do RN são popularmente chamados de uma forma e oficialmente de outra. Na verdade um e vamos contar a história a seguir. 

Para deixar mais claro, vamos colocar o tópico o nome que é famosos e abaixo o seu oficial e quando isto aconteceu. Beleza?

Boa Saúde

 

Boa Saúde na população e Januário Cicco no IBGE

 

A cidade da região Agreste em suas sinalizações se chama Boa Saúde e fica na região Oeste no Estado. Entretanto, no IBGE, seu nome oficial é Januário Cicco, uma homenagem ao importante médico potiguar, que também é nome de maternidade em Natal.

Em 1953 oficializaram vários municípios no RN. Boa Saúde seria um deles se não fosse o veto do Deputado Estadual João Frederico Abott Galvão. Ao invés de município, teve seu território dividido e passou a pertencer aos, recém criados, municípios de Monte Alegre e Serra Caiada. Além disso, o movimento pela emancipação continuou mais articulado, ainda, e culminou com a criação do município em 11 de dezembro do mesmo ano, recebendo em troca do apoio do Deputado João Frederico a denominação de Januário Cicco.

Depois de 37 anos como Januário Cicco, em 2 de fevereiro de 1991, o município passou a se chamar Boa Saúde, atendendo a uma antiga reivindicação dos seus moradores, alicerçada na tradição e na devoção a Nossa Senhora da Saúde.

Em alguns lugares, no entanto, definam o município como Boa Saúde (ex-Januário Cicco). 

Mudar o nome de cidade sem ligação com a tradição dos moradores já foi um costume comum. A gente já falou sobre a vez que Parnamirim teve seu nome de Eduardo Gomes, confira a matéria. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí