Jussara Santos

Tempo de leitura: 2 minutos
Na próxima quinta-feira (15), a arte da potiguar Jussara Santos estará na quinta edição da Bela, sigla para Bienal Europeia e Latino-Americana de Arte Contemporânea. A sua arte estará primeiramente em Helsinque, na Finlândia. O seu trabalho “Ser do Sertão” vai sair, portanto, do Rio Grande do Norte para a Escandinávia.
Jussara Santos
A artista Jussara Santos
Natural de Caicó, Jussara retratou a partir de mosaicos um pouco de sua lembrança no Seridó Potiguar. Quer ver? Veja artes, portanto, podem ser vistas a seguir:

Sobre a arte de Jussara Santos

Os trabalhos da artista potiguar que foram selecionados, são desenvolvidos com sua própria técnica chamada de arte de adesivar, no qual ela pega pedaços de adesivo, coloca em um suporte reciclado e, por fim, realiza imagens da cultura do sertão, tais como: os modos de vida das pessoas do campo, paisagem e festa.

“Consolidar-se artisticamente não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário, além de talento, ter uma assessoria cultural”, disse Jussara sobre a importância de divulgar os trabalhos além do Brasil.

Sobre a Bienal da Finlândia

A bienal Bela conta com a participação de artistas brasileiros e finlandeses, além de membros de Holanda, Portugal, Itália, México e Argentina. Além disso, o tema deste ano se chama ‘A Natureza na Arte’, visto que a sua finalidade é falar da importância do desenvolvimento sustentável.
O evento tem, por conseguinte, a curadoria do brasileiro Edson Cardoso, em parceria com o finlandês Jari Järnström.
Os trabalhos apresentam estilos  diferentes, contemporâneos, que promovem um diálogo cultural entre a arte europeia e a arte latino-americana, especialmente entre a brasileira e a nórdica. Além disso, mostra a distância continental convive em um mesmo espaço, especialmente quando se fala de manifestações humanas em forma de arte.
As obras ficarão na Finlândia até o dia 14 de agosto de 2021, quando viaja para o Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e amantes das artes e da natureza.
No Brasil, a Bienal BELA terá início, portanto, em 04 de novembro, no Centro Cultural Correios RJ e Niterói.

Você pode ler também:  Produtora potiguar cria uma galeria de artes virtual

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

julho 2021
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias