Por que rio Piranhas-Açu recebe este nome?

Por que rio Piranhas-Açu recebe este nome?

Compartilhe:

Além do Rio Potengi, nós temos vários rios que circulam no Rio Grande do Norte. Um exemplo é o rio Piranhas-Açu, no qual ele corta quase todo o Vale do Açu e, por fim, termina na Barragem de Armando Ribeiro Gonçalves. Mas, uma curiosidade que ninguém explica é o porquê de ele se chama assim. São dois rios em um? Colocaram dois nomes porque duas regiões brigaram para colocar o nome só?

Todo este mistério vai ser revelado após uma pesquisa do Brechando, com o objetivo de saber a origem do nome.

Primeiramente, ele corta dois estados

Diferente que muitos pensam, o rio Piranhas-Açu não começa no Rio Grande do Norte, mas no estado da Paraíba. O Piranhas–Açu nasce da junção das águas dos rios do Peixe e Piancó na Paraíba e após percorrer centenas de quilômetros desemboca na cidade potiguar de Macau.

E vocês criando rivalidade entre PB e RN? Agora viu que os dois se unem pela natureza.

Maior parte do Rio Piranhas-Açu fica no RN

O rio Piranhas nasce na serra do Bongá, em Bonito de Santa Fé (PB), estado da Paraíba. Eles levam este nome até adentrar o a cidade potiguar Jardim de Piranhas. Só recebe o nome de Piranhas–Açu ao passar pela Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no município potiguar de Itajá.

O corpo hídrico desemboca no litoral norte do estado do Rio Grande do Norte, em forma de estuário, próximo a cidade de Macau.

Drenando ao todo 43.681,50 km², é a maior bacia hidrográfica do estado do Rio Grande do Norte, onde ocupa 17.472,6 km², ou um terço do território estadual. Seus principais afluentes são o Espinharas, o Picuí e o Seridó. Além disso, são encontrados 1.112 açudes que “sangram” no Piranhas.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí