Esta loja Rosa dos Alpes/Miguel Barra marcou Natal

Esta loja Rosa dos Alpes/Miguel Barra marcou Natal

Compartilhe:

Muita gente, ao pesquisar fotos antigas de Natal, já deparou com esta imagem acima. Um casarão enorme escrito “Rosa dos Alpes”. Mas, afinal, o que funcionara lá? Uma loja de roupas? Farmácia? Tecido? Bar? Este mistério vai ser resolvido agora nesta postagem do Brechando.

Primeiramente, este estabelecimento na Ribeira, mais precisamente na praça Augusto Severo. Surgiu graças ao italiano Miguel Barra, que vendia um armarinho. Por conseguinte, se mudaram para Cidade Alta, onde hoje fica a entrada do Beco da Lama, conforme mostra a imagem acima.

Se você olhar melhor a imagem acima verá, portanto, imagens de linhas, agulha, espatilho e entre outros acessórios do final do século 19. E acima da porta também tinha as seguintes palavras “Fazenda”, “Armarinho”, “Chapéus” e “Calçados”. Ou seja, uma tataravó das Casas Cardoso, famosa loja de tecidos da capital potiguar.

Nos jornais alguns chamam de “A loja de Miguel Barra”, uma vez que o nome do proprietário ficara abaixo, ainda mais era um ponto de referência.  Ou seja, se você ouvir Rosa dos Alpes ou Miguel Barra é a mesma coisa.

O que era tendência na Rosa dos Alpes (aka Miguel Barra)

Sem contar que toda decoração tinha estilo belle époque, para mostrar que os seus produtos eram 100% da Europa. Para quem não sabe, os natalenses adoravam comprar coisas que eram de fora e valorizavam muito o que vinha nos países da Europa. Qualquer novidade, estava no Rosa dos Alpes.

De acordo com o Diário do Natal, do Partido Republicano, em 1907, a loja forneceu tecido para a construção da roupa de um dos personagens da peça “Natal de Camisa”, sob autoria de Apolônio Wanderley.

Você pode ler também:  Acontecimentos em Natal no dia 29 de fevereiro

Pesquisando os jornais da cidade, o estabelecimento já não existia antes da segunda metade do século 20. O registro feito para cartão-postal da Loja Rosa dos Alpes, em Natal, 1912. Foi oferecido aos funcionários e amigos. Numa época que não tinha e-mail marketing, era assim que os donos de loja mostravam a sua presença aos clientes.

Miguel Barra, o empresário, faleceu em meados dos anos 60.  Hoje, ele é nome de posto de gasolina e rua.

Gostou desta curiosidade? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí