Uma homenagem do Zezo em lo-fi você precisa escutar

Uma homenagem do Zezo em lo-fi você precisa escutar

Compartilhe:

O lo-fi tem o objetivo de se concentrar no trabalho e ganhou bastante notoriedade neste período de pandemia, visto que alguns alegam que relaxa e aumenta a concentração no home office. Mas, o que é isso? Estes com os quais se podem criar músicas de forma eletrônica e caseira, podendo conter ou não instrumentos musicais reais e vocalizações. As músicas normalmente utilizam bases nostálgicas, mixadas ou montadas com batidas prontas como as batidas de hip hop, no caso do lo-fi hip hop com batidas mais lentas, misturando com estilos como jazz, pop, indie, rock alternativo, clássico dentre outros.

É normal fazer com músicas já existentes em todos os tipos de músicas, desde samba até o heavy metal. Recentemente, uma dupla fez um lo-fi com o cantor Zezo, famoso pelas músicas pela boêmia e sua alcunha de príncipe dos teclados.

Quem é Zezo

Zezo é o nome de José Maria Teixeira do Nascimento cresceu em uma família humilde, que se mudou para Natal em busca de melhores oportunidades de trabalho. Após trabalhar em diversas profissões, inclusive no lixão, José Maria começou a se interessar pela música, mas sempre como um passatempo. O primeiro foi nos bares e churrascarias da cidade. Após a gravação caseira de algumas fitas cassete, recebeu contrato para fazer uma apresentação no Kintal II, e conseguiu gravar seu primeiro CD independente.

Além disso, ele é lembrado pelas suas serestas e músicas de sofrência, antes mesmo que recebesse este nome, além de fazer vários covers de canções do gênero.

O Zezo em Lo-fi

Um EP está disponível de Lo-fi com cover das canções do artista potiguar. A ideia foi de Peve e Davy(rxgxn), que colocaram no Sound Cloud há quatro meses. Os dois que produziram, captaram o som, mixaram e masterizaram. Além disso, ele fez versão de cinco músicas conhecidas do artista. Este não é o primeiro artista que eles transformaram no estilo lo-fi, visto que já tem canções do Tarcísio do Acordeão e Zé Vaqueiro.

Você pode ler também:  Rolê aleatório: MC Carol em um show de Zezo

Para ouvir completo, portanto, dê o play a seguir.

Lo-fi está crescendo

A maioria das vezes mistura sons nostálgicos como vinhetas, sons de vitrola, de pessoas, natureza, cidade, objetos, solos ou sons repetitivos. O que vale é a criatividade que normalmente resulta num som muito relaxante. Como resultado, já se fala entre os críticos atuais que o lo-fi pode ser a “salvação da música contemporânea”, trazendo de volta um conceito nostálgico de boa música, a liberdade e independência do sistema de produção musical mercantil moderno.

Além disso, o Lo-fi traz melodias leves, proporcionando segundo os seus apreciadores um estado relaxante e agradável. É utilizado por muitos para estudos, trabalho, reflexões ou meditação.

Nos meados de 2019 começou uma explosão do Lo-fi Hip Hop na plataforma do YouTube em lives de vídeos geralmente utilizando imagens estáticas ou no estilo GIF de fundo. Imagens estas geralmente retrô, futuristas ou com personagens e cenários de anime. Por isso, o Brechando fez uma versão lo-fi para mostrar a música de Zezo. Mas, os artistas fizeram uma capa do single, que pode ser conferida a seguir.

O Lo-fi moderno almeja engajar milhões de apaixonados pelo ritmo (jovens estudantes ou trabalhadores) que encontram no ritmo algo que lhes serve de alento para as suas almas.

Cresce cada vez mais o número de produtores independentes destas músicas e fundos animados que estão também sendo utilizados pelos produtores de conteúdo no YouTube, criando assim um ciclo que se torna viral.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí