Papangú

Tempo de leitura: < 1 minutos

O tema do Brechando Vlog de hoje é falar sobre o Papangu, uma figura típica do carnaval nordestino, principalmente no Rio Grande do Norte, além de comentar se ainda existe hoje este tipo de fantasia. Além disso, o papangu surgiu no final do século 18 e início do século 19 através de uma brincadeira de pessoas que saiam mascarados e mal vestidos para visitar amigos nas festas de entrudo, hoje o famoso mela-mela, e comiam angu. 

A principal característica do Papangu é usar uma máscara bem feia, com o corpo todo coberto, andando sozinho ou em bando. Amado e muitas vezes temido, os papangus faziam a festa, ora assustando, ora divertindo, num misto de palhaço e bicho-papão.

Muita criança tinha medo do papangu em dia dos carnavais. Principalmente se invadirem a casa para fazer arrastão. Para quem não sabe, o arrastão de carnaval é quando um bloco ou grupo de foliões iam na casa da pessoa, invadindo mesmo, para beber e comer e as pessoas deixavam porque era dia de alegria e carnaval. 

Para assistir o mais novo episódio do Brechando Vlog, portanto dê o play a seguir:

Para se inscrever no canal do Brechando no YouTube, clique neste link, uma vez que a missão é conseguir 1000 inscritos.


Você pode ler também:  Deveria ter ido antes ao bloco das Kengas

Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

abril 2021
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias