Cemitério do Alecrim

Tempo de leitura: 2 minutos

Se conhece o Brechando pelo fato de lembrar do pioneirismo dos acontecimentos de Natal e histórias que ninguém lembra. No entanto, nós gostamos de compartilhar as descobertas de outras pessoas, uma vez que constaram a primeira pessoa que foi enterrada no tradicional Cemitério do Alecrim.

O local é um ponto de referência para o bairro da zona Oeste e o maior centro comercial da cidade. Sem contar que lá várias personalidades têm as suas lápides, como a Auta de Souza.

Afinal, quem foi o primeiro sepultado de Cemitério do Alecrim?

Primeiramente, esta descoberta não foi feita por mim, mas o jornalista Adriano Medeiros, que tem um grupo chamado Fatos e Fotos de Natal Antigas. Além disso, ele também brecha as cidades por todos os ângulos e analisando livros e documentos históricos ele chegou em uma conclusão.

O primeiro sepultado foi Manoel de Mello Pita., no dia 5 de maio de 1856. O detalhe era que o Cemitério não tinha 30 dias de inauguração quando houve o primeiro sepultamento, uma vez que inaugurou em 11 de abril do mesmo ano.

Além disso, não demorou para que outros corpos surgissem no recém-inaugurado Cemitério do Alecrim, visto que Natal estava passando por um surto de cólera e a quantidade de corpos fez com que os governantes criassem um cemitério.

Como eram os funerais antigamente?

Pelo fato de não haver o cemitério, enterravam os corpos das pessoas no interior da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, também recebe o nome de antiga Catedral. Além disso, a inauguração do Cemitério do Alecrim não impediu que as famílias mais ricas sepultassem corpos na antiga igreja. O fim do sepultamento no templo somente aconteceu em 1860.

Você pode ler também:  Sabia que Natal é menor capital com área territorial do Nordeste?

A elite, no entanto, só começou a querer enterrar seus entes queridos quando construíram uma capela no interior do cemitério do Alecrim.

O Brechando já falou sobre o espaço

Em um dos episódios iniciais do Brechando Vlog, a gente falou sobre a história do Cemitério do Alecrim. Para saber um pouco mais desta história, clique neste link.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

fevereiro 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728

Categorias