Projeto vem para Natal para empoderar as mulheres no rock

Projeto vem para Natal para empoderar as mulheres no rock

Compartilhe:

Você sonha em ser uma guitarrista como a Lita Ford ou Joan Jett? Ter aquele vozerão da Janis Joplin? Ou a atitude de Rita Lee? Mas, você pode ser uma senhora empresária, como Sharon Osbourne ou Monika Cavalera? O “Rock de Mulher Circuito- Empreededorismo e Formação para Mulheres na Música” é um projeto selecionado pelo Natura Musical, no qual é idealizado por Simona Talma e a baiana Andréa Martins (vocalista do Cantos Malditos da Terra do Nunca). A ideia é percorrer com palestras e aulas na cidade de Natal, João Pessoa e Recife no mês de Março.

Além de Simona e Andréa, o evento contará com outras mulheres do rock, como Ana Morena, uma das organizadoras do Dosol, e Natália Noronha, vocalista do Plutão Já Foi Planeta.

“Coletivos como o Rock de Mulher Circuito ampliam a voz de movimentos que buscam maior representatividade dentro e fora do mercado musical”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “De uma forma geral, os coletivos promovem impacto cultural, social e econômico que multiplica o alcance de um patrocínio. A gente investe no coletivo e toda uma rede de pessoas conectada a ele também é impactada de forma positiva”, completa.

O projeto oferecerá oficinas, rodas de conversa e master class com objetivo de auxiliar mulheres a se profissionalizarem para atuar no mercado musical As atividades são gratuitas e ocorrem no Praia Shopping (Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3132, Capim Macio) e no Biegarten.

A ideia surgiu pela busca do empoderamento feminino na música, como também em  outras vertentes artísticas como o audiovisual, as artes visuais e as artes cênicas. O projeto agrega diversas linguagens, estimulando o coletivo feminino nas artes e desconstruindo a relação de poderes e hierarquias impostos culturalmente por uma sociedade que ainda vive o machismo velado, inclusive em movimentos culturais e artísticos.

Você pode ler também:  Quem projetou o estádio Machadão em Natal?

A busca pela representatividade foi o que impulsionou Simona a realizar eventos com predominância feminina em Natal, entre os anos de 2015 a 2018, com a festa Rock de Mulher e como membro da edição potiguar do Festival Sonora (Festival Internacional de Compositoras), que surgiu em 2016 a fim de dar visibilidade e legitimar a mulher como compositora no cenário musical.

Neste período foram realizados 05 edições da festa Rock de Mulher, de forma independente (sendo 04 em Natal e 01 em João Pessoa), envolvendo um total de 31 artistas mulheres de grande potencial e visibilidade no território que atuam.

Confira o calendários de atividades:

[the_ad_placement id=”1″]

8 de março (às 10h30): Será realizado o lançamento do Circuito, em frente às Lojas Americanas, do Praia Shopping, com apresentação do projeto e pocket show de Simona Talma com a banda do Rock de Mulher.

12 de março (às 14h): Andrea Martins ministra a oficina “Produção Musical em Home Studio”. A atividade tem como objetivo incentivar as mulheres a montarem o seu próprio home studio para gravação de músicas autorais ou de outros artistas, passando por outras possibilidades de trabalho como sonoplastia e trilha sonora. A oficina será realizada na sala de treinamentos do Praia Shopping, e há dez vagas para essa atividade. É necessário realizar a inscrição pelo link: http://twixar.me/WBs3.

13 de março (às 14h): Simona Talma orienta a oficina de “Autogestão, Empreendedorismo, Conceito Artístico e Técnica Vocal para o Cotidiano”, que é desenvolvida para cantoras iniciantes e apresenta um manual básico de técnica vocal para a vida prática de artista. A oficina será realizada na sala de treinamentos do Praia Shopping e há apenas 20 vagas para essa atividade, portanto, é necessário realizar a inscrição pelo link: http://twixar.me/WBs3.

Você pode ler também:  O que é o Som da Mata?

13 de março (às 18h): Ana Morena, musicista e produtora do festival DoSol, leciona a “Master Class sobre Circulação em Festivais e Gestão de Carreira” no palco da Praça de Alimentação do Praia Shopping.  A aula ensinará como criar, produzir e fortalecer um empreendimento cultural. Além disso, outros assuntos como, carreira artística, produção executiva de projetos, premissas básicas de planejamento, gestão e interação com o meio cultural também serão citados.

14 de março (às 19h): A roda de conversa “Desafios e Enfrentamentos das Mulheres no Mercado de Trabalho” está marcada para o dia, na Praça de Alimentação do Praia Shopping. Ao final do bate-papo, Ana Morena, Andrea Martins, Natália Noronha e Simona Talma também se apresentam com a banda criada especialmente para o Rock de Mulher Circuito.

15 de março (às 19h) : Show de finalização do projeto em Natal

SERVIÇO

Rock de Mulher Circuito – Empreendedorismo e Formação para Mulheres na Música

Natal 12 a 14 de março

Praia Shopping – Avenida Engenheiro Roberto Freire, 3132, Capim Macio, Natal – RN

15 de março

Biergaten Natal – Rua Alexandre Câmara, 1773 – Capim Macio, Natal – RN

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí