Tempo de leitura: 2 minutos

Dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra, para comemorar a quadra da Escola de Samba Balanço do Morro, na Rua Chile, no bairro da Ribeira, junto com estudantes de Produção Cultural do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vão fazer um festival chamado Mugunzá, que acontecerá no sábado (17).

O evento terá início às 16h, encerrando se às 21h. O objetivo do projeto é a difusão dos artistas afrodescendentes da região metropolitana de Natal. Foram selecionadas 8 atrações musicais para embalar esse momento de celebração da cultura negra, entre elas Leozinho do BA, cantor de funk de letras politizadas e neto do grande nome da MPB, João do Vale.

Assim como o samba, vários dos nossos costumes nasceram na África, como o Mugunzá, uma iguaria doce feita de grãos de milho-branco ou amarelo levemente triturados, cozidos em um caldo contendo leite de coco ou de vaca, açúcar, canela em pó ou casca e cravo-da-índia. Ainda podendo ter versão salgada. No Sudeste, muitos o chamam de canjica.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As outras atrações escolhidas para enegrecer essa festa são: Carcará na Viagem, DJ Fulô, Coco Juremado – As flechas, Pretta, DJ Caju Mancha, a própria Escola de Samba da Balanço do Morro e a banda SouRebel. O projeto foi desenvolvido por estudantes do curso de Produção Cultural e Eventos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Natal Cidade Alta, e conta com o apoio da mesma instituição para sua realização.

O motivo da escolha do nome do Festival passa por o Nordeste ser a região do país com maior concentração da população negra, e por ter sua cultura enriquecida pela herança do Povo Negro, “Mungunzá” é uma palavra de origem Africana e prato típico da culinária popular do nordeste, simbolizando essa herança, o Festival leva o nome “Mungunzá”.

Serviços:

Festival Mungunzá

Local: Espaço da Balanço do Morro, Rua Chile – Ribeira, Natal/RN

Horário: das 16h às 22h

Data: 17 de novembro de 2018


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

novembro 2018
S T Q Q S S D
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Categorias