Onde está a estátua de D. Pedro II em Natal?

Onde está a estátua de D. Pedro II em Natal?

Compartilhe:

Em uma praça no bairro de Cidade Alta foi instalada um busto de bronze com  a imagem do D. Pedro II, que foi Imperador do Brasil por mais de 50 anos. O monumento foi instalado como uma homenagem aos 100 anos da figura histórica no ano de 1925. Porém, a Praça mudou de nome após a saída do Busto para o bairro do Alecrim, se chamando de João Tibúrcio. Segundo Luís da Câmara Cascudo, ela ainda foi chamada de 24 de maio e Larangeiras.

Como todo evento na capital do Rio Grande do Norte, o evento de inauguração da praça contou com muita gente e curiosa como ficaria o busto. Veja a imagem da inauguração a seguir:

Estátua foi feita por escultor Francisco de Andrade

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, o antigo bairro do Alecrim era um local descampado, terra de roçados de mandioca e milho. Existiam umas quatro casinhas de taipa, cobertas de palha e sem reboco, denominadas capuabas, estavam distantes cerca de uma légua quadrada. Lá foi construída uma praça próximo da Igreja de S. Pedro e acharam por bem colocar a estátua de D. Pedro II, na região, assim chamando o logradouro de Praça D. Pedro II. 

Ou seja a Praça D. Pedro II saiu de Cidade Alta para o Alecrim. 

Por sinal, o nome Alecrim veio por conta da plantação no local onde fica a segunda praça D. Pedro II e as primeiras casas também surgiram nesta região.

Em 2011, ela sofreu uma tentativa de furto, porém os ladrões não conseguiram roubar por conta do forte peso. Mas, ela ainda se encontra no local. 

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí