Dia da Mulher Negra: Qual a importância literária de Carolina Maria de Jesus?

Dia da Mulher Negra: Qual a importância literária de Carolina Maria de Jesus?

Compartilhe:

O dia 25 de julho comemora-se o Dia da Mulher Negra Latina e Caribenha. A data foi criada a partir de um encontro de um grupo de mulheres negras oriundas dos países da América Latina reuniu-se em Santo Domingos, na República Dominicana, no ano de 1992, para a realização do primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. Foi na América Latina e Caribe que se concentrou a maior parte dos escravos trazidos a força da África.

Então, neste dia celebra-se e cria uma homenagem para várias mulheres que enfrentaram de frente não só o racismo, mas também o machismo, mas também a misoginia, o machismo e a inferioridade em relação às mulheres brancas. Após ter falado de DandaraBrechando resolveu contar a história de uma mulher pioneira na literatura brasileira.

Dentre estas mulheres está a mineira Carolina Maria de Jesus, considerada a primeira escritora negra do país. Nascida em 14 de março de 1914 em Sacramento, no estado de Minas Gerais e foi fruto de uma relação da mãe com um homem casado. Aos sete anos, sua mãe a obrigou a frequentar a escola, depois que a esposa de um rico fazendeiro decidiu pagar seus estudos, mas ela interrompeu o curso no segundo ano, tendo já conseguido aprender a ler e a escrever e desenvolvido o gosto pela leitura.

Aos 23 anos se mudou para São Paulo, após a morte da mãe. Lá construiu a sua própria casa, usando materiais reciclados e nesse momento se sustentava catando papel. 10 anos depois fixou residência na favela do Canindé, cujo contingente de moradores estava em torno de cinquenta mil. Ao chegar à cidade, conseguiu emprego na casa do notório cardiologista Euryclides de Jesus Zerbini, médico precursor da cirurgia de coração no Brasil, o que permitia a Carolina ler os livros de sua biblioteca nos dias de folga. Em 1948, deu à luz seu primeiro filho, João José. Teve ainda mais dois filhos: José Carlos e Vera Eunice, nascidos em 1949 e 1953 respectivamente.

Ao mesmo tempo em que trabalhava como catadora, registrava o cotidiano da comunidade onde morava, nos cadernos que encontrava no material que recolhia, que somavam mais de vinte. Um destes cadernos, um diário que havia começado em 1955, deu origem ao seu livro mais famoso, Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada, publicado em 1960 e foi o divisor de águas em sua vida.

Foi descoberto pelo jornalista Audálio Dantas, que ajudou a transformar no então diário em reportagem; há inclusive trechos em que os vizinhos vêm tirar satisfação com ela sobre algo que ela escreveu.  Entre as idas ao açougue para buscar restos de ossos que lhe davam, os dias catando papel nas ruas de São Paulo enquanto os três filhos ficavam sozinhos no seu barraco e as noites insones observando as estrelas, Carolina refletia sobre o cenário de desigualdade e escrevia sobre as pequenas coisas que compõem a condição humana.

Audálio Dantas e Carolina Maria de Jesus

A preocupação com o que vai se comer no dia. A repetição da busca da água todas as manhãs. A brutalidade do ambiente: a cidade, a favela, as pessoas. A voz de não se aceitar assim, mas não saber o que fazer fez com que o livro tivesse sucesso. Sua narrativa mostra uma mulher favelada, mostrando os “erros” gramaticais preservados pela edição e também a sensibilidade para os detalhes normalmente desprezados pelo nosso olhar.

O livro fou publicado em 1960, a tiragem inicial de Quarto de Despejo foi de dez mil exemplares e esgotou-se em uma semana. Desde sua publicação, a obra vendeu mais de um milhão de exemplares e foi traduzida em quatorze línguas, tornando-se um dos livros brasileiros mais conhecidos no exterior. Após o lançamento, seguiram-se três edições, com um total de cem mil exemplares vendidos, tradução para treze idiomas e publicados em mais de quarenta países.

Depois da publicação de Quarto de Despejo, Carolina mudou-se para Santana, bairro de classe média, na zona norte de São Paulo. Posteriormente, em 1969, Carolina acumulou dinheiro suficiente para se mudar de Santana para Parelheiros, uma região árida da Zona Sul de São Paulo, no pé de uma colina.  Próxima de casas ricas, local de algumas das mais pobres habitações do subúrbio da cidade, com impostos e preços menores, era lá que Carolina esperava encontrar solitude. Carolina nunca quis se casar para não se submeter a um homem e cada um dos seus três filhos era de um relacionamento diferente. 

Morreu em 13 de fevereiro de 1977, vítima de insuficiência respiratória.  Mas deixando quatro livros e mais cinco póstumos, no qual um deles foi publicado neste ano. 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí