Adivinha que está de volta na praça? O Eco Praça!

Adivinha que está de volta na praça? O Eco Praça!

Compartilhe:

Após praticamente um ano parado, o Eco Praça está de volta em atividade após ter conseguido entrar em um dos 19 projetos culturais aprovados pela empresa Cosern, através da lei Câmara Cascudo. O lançamento do evento aconteceu nesta semana, no Parque das Dunas, dentre as novidades está uma edição fora de Natal, mais precisamente na cidade de São Miguel do Gostoso.

Leia Também:

Até agora, já foram realizadas 35 edições, envolvendo cerca de 80 mil pessoas, 400 artesões e expositores, 120 apresentações culturais, 38 vivências e 38 oficinas e 40 atividades com temáticas relacionadas ao meio ambiente. Este ano, o projeto vai ser realizado nas cidades de São Miguel do Gostoso (de 02 a 04 de novembro, na Praça Nilo Neri, Praia da Xêpa) e em Natal (02 a 03 de dezembro, na Praça André de Albuquerque, no Centro Histórico).

Para as duas edições, o tema a ser trabalhado no projeto Eco Praça é a “Resiliência”. A estrutura utilizada pelo projeto será toda em bio construção, feita com materiais totalmente ecológicos. Também já está previsto o plantio e distribuição de mudas com objetivo de amenizar os danos causados pela emissão de CO2 nas mais diferentes atividades do dia a dia.

O Eco Praça já promoveu ações conjuntas com inúmeras manifestações artísticas e culturais em vários bairros da cidade, em importantes praças e parques públicos de Natal, tai como a Praça Cívica, Praça André de Albuquerque (Praça Vermelha), Área de Lazer do Conjunto Panatis, na Zona Norte, e Parque de Capim Macio, entre outros.

Em 2016, o Eco Praça chegou ao interior do estado com a realização do projeto nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, em parceria com o Vila Cidadã, ação promovida pelo Governo do Estado.

Você pode ler também:  Festival Dosol voltará a ser realizado no centro histórico de Natal

Em 2015, o projeto foi reconhecido pelas ações realizadas com a Comenda do Mérito Folclorista Professor Deífilo Gurgel, entregue pela Câmara Municipal de Natal, com o “Prêmio Hangar de Iniciativa Cultural”, no 13º Prêmio Hangar de Música e com o Troféu Cultura, na categoria Produtor Cultural do Ano. No mesmo ano, o Eco Praça participou do Encontro Brasileiro de Agroecologia Urbana (ENAU), no Rio de Janeiro, e do Festival de Cinema Goiamum Audiovisual. Em 2016, a proposta foi incluída na programação de atividades autogestionadas do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

A programação de São Miguel do Gostoso já está fechada, confira detalhes abaixo:

5ª feira (02/11)

Oficina de Bio construção com Geovane Almeida – Mestre em Dinâmica Socioambiental e reestruturação do território
Mutirão de Revitalização da Praça Nilo Neri (Praia da Xêpa)

6ª feira (03/11)

Palestra: Criatividade no processo de criação e gestão da marca que transforma ideias em moda e Kombi em loja itinerante com Raoni Fernandes (Pós-graduado em Marketing e CEO da Sem Etiqueta)
Teatro: Espetáculo Sancho Pança – Tropa Trupe
Música: Forró com o Trio Ariado

Sábado (04/11)

Oficina de Compostagem: Como reaproveitar os resíduos orgânicos das residências e as relações entre as pessoas, o consumo e o meio ambiente com o permacultor Hugo Diógenes
Arte Urbana: Oficina e ação de Graffiti e Exposição Coletiva Graffiti Expo Natal
Feira de Economia Criativa do Sebrae/RN
Intervenção Circense: Tropa Trupe
Música: Skarimbó, Luísa e Os Alquimistas e Orquestra Greiosa

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí