Castramóveis estão nove meses parados na Semurb

Castramóveis estão nove meses parados na Semurb

Compartilhe:

Na próxima segunda-feira (8), a partir das 17 horas, o vereador Sandro Pimentel realizará protesto, com o apoio das entidades em defesa dos animais, em defesa dos animais farão um protesto em frente ao Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, para pedir a circulação dos Castramóveis na capital potiguar.

Mesmo com verba, equipe e planejamento feitos, a Prefeitura de Natal se recusa a colocar em funcionamento o serviço móvel de castração. Só nos resta ir para rua e protestar contra esse absurdo que afeta o cuidado animal e a saúde pública em Natal.

A política de castração animal é uma alternativa eficaz para evitar a superpopulação de animais de rua. foi resultado de uma proposta de lei do vereador Sandro Pimentel (PSOL) conquistou no final de 2015 a verba necessária para aquisição de dois veículos equipados para realizar a castração de animais.

Em julho de 2016, os veículos chegaram em Natal e ainda não entraram em operação.  Depois disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alegou falta de equipe e de um plano de execução para o funcionamento dos veículos. 

Faz nove meses que os Castramóveis estão parados na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Os dois carros começariam a circular em agosto do ano passado, mas precisaria finalizar o convênio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) com a coordenação de Medicina Veterinária da Universidade Potiguar (UnP). São dois veículos montados em Recife (PE) que irão oferecer serviço móvel de castração para animais adotados por famílias de baixa renda e posteriormente, para animais em situação de rua.

A intenção que as duas unidades de castração rodem as quatro zonas urbanas mais rápido possível. Até agora, a Prefeitura não colocou devido à demora do convênio falado acima ser finalizado.

Você pode ler também:  Foram encontradas diversas tartarugas no Litoral Sul

Além disso, um abaixo-assinado foi criado como uma forma de pressionar o Município a circular os dois veículos que foram comprados para esta devida função e que estão parados. O objetivo é coletar duas mil assinaturas para entregar ao prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Para assinar, precisa acessar este link.

Importância da Castração

A castração animal pode ser realizada para prevenir de doenças, como tumores prostáticos, mamários e uterinos. Entretanto, algumas pessoas não possuem grana para pagar o veterinário. Uma das soluções que a capital potiguar está desenvolvendo é a criação de um Castramóvel.

Natal é conhecida por uma grande quantidade de gatos e cachorros abandonado nas ruas da capital potiguar. Além os abrigos em Natal e os existentes vivem de doações, enfrentando bastante dificuldades. Uma das formas de controlar o desenfreado crescimento dos mesmos é a castração.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. No ano passado, Natal registrou 39 casos de humanos com Leishmaniose, popularmente conhecida como “Calazar”. Até junho deste ano de 2016 já foram notificados 548 cães contaminados e 22 casos de Leshmaniose somente em Natal.

Para saber mais sobre o protesto, clique neste link.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí