Natalenses comemorarão festa à Iemanjá nesta quinta

Natalenses comemorarão festa à Iemanjá nesta quinta

Compartilhe:

Amanhã é dia 2 de fevereiro, no qual as religiões de origem africana comemoram o orixá Iemanjá, uma das mais populares e festejadas. Geralmente, as comemorações acontecem na praia do Rio Vermelho em Salvador, mas outras cidades também comemorarão, inclusive Natal. Na próxima quarta-feira (2), na Praia do Meio, às 16 horas, haverá a quinta edição do Batuque para a Rainha do Mar. O evento já estão virando uma tradição na capital potiguar, vide a foto a cima do título.

estátua de Iemanjá na Praia do Meio

É organizado pela Nação Zamberacatu, conhecida como a primeira Nação de Maracatu da cidade do Natal, fundada no ano de 2012, surgiu com o objetivo de movimentar o cenário cultural. A Nação sempre esteve atrelada a religiosidade, tendo suas fundamentações no Candomblé de Nação Ketu.

O evento está virando tradição e ponto de encontro de religiosos, simpatizantes, filhos e devotos da Grande Mãe. O grupo realiza esse evento na estátua de Iemanjá na Praia do Meio, homenageando também a Rainha Iracema Albuquerque falecida em 2015, uma das fundadoras do Nação.

Rainha Iracema Albuquerque

Iemanjá é o orixá africano do povo Egba, divindade originalmente associada aos rios e desembocaduras.

No Brasil, desenvolveu profunda influência na cultura popular, música e literatura, adquirindo, no processo de consolidação da cultura brasileira, cada vez mais aspectos sincréticos às influências étnicas do Novo Mundo, ou que neste se encontraram, se tornando personagem mítico mais ilustrativamente brasileiro do que ancestral africano, conforme pode ser observado através de sua representação por diversos intelectuais, artistas e pelo folclore popular que, em sua imagem, reuniram as “três raças”.

Serviço:

O quê: Batuque para a Rainha do Mar com Nação Zambêracatu
Onde: Praia do meio (Estátua de Iemanjá)
Horário: 16h

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí