Festival Mada não é mais de rock e isso é um elogio

Festival Mada não é mais de rock e isso é um elogio

Compartilhe:

Meus professores de jornalismo não gostarão muito do fato de ter colocado a palavra “não” no título da matéria. Entretanto, a verdade precisa ser dita: O Festival Música Alimento da Alma, conhecido popularmente como Mada, não é mais um festival de rock, isso não é motivo de chacota, pelo contrário. Foi a extensão do line-up que fez o evento neste ano tivesse batido o recorde de público, 18 mil pessoas.

O número 18 parece que marcou o Mada, visto que neste ano completa 18 anos de festival. Tudo começou no largo da Rua Chile, no ano de 1998, depois foi para a Arena do Imirá, voltou para Ribeira e agora, há três anos, está no estádio Arena das Dunas, local mais central para reunir o pessoal, visto que os ônibus circulam o tempo todo na região e é bastante movimentado.

Mas o porquê dessa mistura? Essa tendência de festivais com vários estilos diferentes não acontece apenas no Mada, mas também no Rock In Rio e Lollapalooza, que são os maiores festivais de música do Brasil.

Assim como eu, o produtor cultural Anderson Foca, criador do Festival Dosol, também prestigiou e elogiou o Mada. “O futuro da música é essa pluralidade. Todos os estilos possuem fases. O rock, por exemplo,  já passou por várias transformações. Os festivais se evoluem a partir das mudanças musicais que acontecem “.

Demos uma boa Brechada no festival, mais precisamente no segundo dia, onde poderíamos encontrar de tudo um pouco. Era tanta gente na fila da pista, que muita gente chegou a perder alguns shows por ficar 40 minutos esperando (calma, foi por uma boa causa). Feliz é quem comprou os ingressos para rockstage, uma espécie de pista vip, onde ficava mais perto dos artistas e tinha algumas vantagens, como lugar para sentar e bar exclusivo.

Segundo dia do festival Mada 2016
A pequena grande fila do segundo dia do festival Mada 2016 (Fotos: Lara Paiva)

 Após o perrengue, era a hora de curtir o show.

_dsc0546
Beatriz estava animada com o Mada

Antigamente, as pessoas achavam que para ir ao festival tinha que ter um determinado estilo e ser de uma determinada tribo. Agora, todos podem se unir e dançar juntos.

Você pode ler também:  Clique para saber a inscrição do programa RN + Vacina

Durante o show da Dona Cislene, eu encontrei com um grupo de portadores de síndrome de down juntos e dançando ao som do rock da banda brasiliense. Eram casais e amigos que estavam se confraternizando. A trupe fazia parte Grupo de Atendimento Socioeducativo (GAS), que ajudam não só pessoas com down, mas também aqueles que precisam de toda assistência.

A jovem Beatriz Tavares estava adorando assistir. “Gosto muito de rock e estou gostando bastante do show, quero ficar até o fim”, comentou a jovem.

Após o show, entrevistamos Bruno Alpino, vocalista de Dona Cislene, que estava muito impressionado pelo fato das pessoas terem conhecimento do grupo, mesmo que era a primeira vez que estavam tocando em Natal. “Quando vi o pessoal cantando e fazendo roda de poga, ficamos bastante surpresos com a repercussão do público, queremos tocar mais novamente. A gente estava preocupado, pois a line-up do segundo dia apresentava um som mais leve, mas a galera foi insana”, afirmou o rapaz, que estava radiante após a apresentação.

Antes de Dona Cislene, a cantora Luísa Guedes se apresentou com a sua banda Luísa e os Alquimistas. A jovem comentou da pluralidade que o Mada está apresentando neste ano. “Acho interessante o fato do festival colocar vários estilos diferentes para tocar no mesmo dia, pois o visitante terá várias experiências musicais”.

Um dos shows mais esperados da noite era da banda potiguar Plutão Já Foi Planeta, que fez com que as pessoas se espremessem mais na grade para não perder algum detalhe. A Andreia Melo foi uma das pessoas que correu para ficar na frente do palco. “Eu vou ao Mada desde o início, porque gosto da mistura dos sons, mas neste ano só vim para cá por causa de Plutão Já Foi Planeta. Eles são muito bons”, disse.

_dsc0537

Devido aos momentos de instabilidade política era claro que haveria momentos que os artistas botariam a boca no trombone. O Plutão gritou várias vezes “Fora Temer”, apesar de alguns responderem bem baixinho com um “Tchau, Querida”. Carol Conká e Liniker, que foram os shows seguintes, também botaram para moer nas críticas ao novo presidente do Brasil e aos políticos conservadores.

Você pode ler também:  Gêmeos se reunirão na UFRN neste sábado em Natal
Segundo dia do festival Mada 2016
Segundo dia do festival Mada 2016

À medida que os shows avançavam, mais as pessoas estavam se conectando com o evento. Depois de Plutão, veio o soul do Liniker e o rap da Carol Conká, que fez muita gente tombar até o chão.  E, por fim, as pessoas puderam relaxar com Natiruts. Mesmo sendo cadeirante, Luci Barros não queria perder por nenhum momento o show da banda de reggae natural de Brasília.

“Eu adoro a banda, eu vou toda vez que eles vêm à Natal. A última vez que eles se apresentaram em abril, eu estava lá”, disse.

Estava cansado? Não tinha problema, havia bares para comprar as biritas, uma pizza para amenizar a fome, copinhos personalizados ou podia visitar a Feira Mix, onde poderia fazer uma tatuagem, comprar acessórios ou jogar Mortal Kombat.

Segundo dia do festival Mada 2016
Jogar Mortal Kombat era uma opção

O Mada terminou com esse jeito eclético e prometendo ser mais assim em 2017. Foi uma oportunidade de conhecer vários artistas diferentes no mesmo balaio.  Janine Sombra só queria ir ao Mada por causa do Planet Hemp, mas ficou fã de outros artistas. “Inicialmente, eu e meu namorado queríamos ver apenas o Planet Hemp, no qual ele é muito fã, mas conhecemos novos artistas, como o Jaloo, pois o show dele foi muito bom”.

Veja o álbum de fotos a seguir:

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí