Aves mais comuns de se encontrar no RN

Aves mais comuns de se encontrar no RN

Compartilhe:

Quais são as aves mais comuns existentes no Rio Grande do Norte?  Listei algumas delas e com certeza você as viu em algum jardim, muro ou no fio de alguma cerca ou poste rodando por Natal. Eu pelo menos já vi todas pela cidade e também outros municípios do Rio Grande do Norte. Confira:

Caboré

coruja-cabore-paraty

O Caboré é uma coruja nativa do Brasil e do Paraguai, conhecida também como caburé-miudinho, com cerca de 14 cm de comprimento, vértice marrom pontilhado de branco e cauda com faixas claras. É tão pequeno quanto um pardal. Possui duas colorações de plumagem, como em outras corujas. Existe uma forma cinza, com a cauda listrada de branco e peito claro bordejado de cinza, a cor dominante de toda a plumagem. É possível encontrar exemplares marrom avermelhados, onde a cauda é da mesma cor e quase não se distingue as faixas brancas. Nos dois casos, sobrancelha branca destacada. Em especial na plumagem cinza, a nuca possui penas singulares, formando como se fossem dois olhos. Pesa cerca de 63 gramas.

Galo de Campina

Acasalamento-na-Criação-de-Galo-de-Campina

Também conhecido como o cardeal-do-nordeste (Paroaria dominicana), o galo-da-campina é uma ave da família Emberizidae, grupo dos cardeais. A espécie tem cerca de 17 cm de comprimento, cabeça anterior e garganta vermelhas, abdomem branco e costas acinzentadas. Vive em bandos nas caatingas em quase todo o Nordeste brasileiro. Alimenta-se de sementes, bagas, insetos e bambis.

Bem-te-vi

Pitangus_sulphuratus_3

De manhã, nós lhe escutamos e é comum lhe enxergar nos fios dos postes ou em jardins. É conhecida pelos índios como pituã, pitaguá ou puintaguá. Medindo cerca de 23,5 centímetros, caracteriza-se principalmente pela coloração amarela viva no ventre e uma listra branca no alto da cabeça, além do canto que nomeia o animal. Considerado um dos pássaros mais populares do Brasil, é um dos primeiros a vocalizarem ao amanhecer.

Pombo

pombo-foto

No centro da cidade e em Ponta Negra é comum olhar para eles. Dizem que eles carregam bastante doenças, mas muitos gostam de tirar fotos com eles. Verifica-se grande variação no padrão de cores desse animal. Há poucas diferenças visíveis entre machos e fêmeas. Sua plumagem é normalmente em tons cinza, mais claro nas asas que no peito e cabeça, com cauda riscada de negro e pescoço esverdeado.

Geralmente são monogâmicos, tendo dois filhotes por ninhada. Ambos os pais cuidam do filhote por um tempo. Seus habitats incluem vários ambientes abertos e semi-abertos. Brechas entre rochas costumam ser usadas para se empoleirar e reproduzirem, quando eles estão na natureza.

Pardal

pardal-foto

O pardal está na lista das aves mais comuns no mundo. São pequenos pássaros com bicos grossos para comer sementes, e são na sua maioria de cor cinza ou marrom. Nativo no Velho Mundo, algumas espécies foram introduzidas por todo o mundo através dos colonizadores.

Tags

Commente aqui

Uma resposta para “Aves mais comuns de se encontrar no RN”

  1. Faltou a rolinha,o anum,o urubu,e a lavandeira que é endêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí