O Fest Pole Potiguar 2025 acontece no dia 20 de junho no Teatro Alberto Maranhão (TAM), mas as atividades começaram neste domingo (18). Houve, na calçada do Midway Mall (que participei e foi divertido), uma intervenção artística em espaço público na cidade de Natal.
O texto será dividido em dois momentos: meu relato e a divulgação do evento.
Meu relato pessoal
Vestidas com adereços de São João, as pole dancers mostraram que é possível misturar formas artísticas diferentes. Além disso, era uma forma de divulgar o festival que vai trazer a cultura nordestina como mote principal.
Foi divertido, só faltou dançar quadrilha. Mas, a vontade era de acertar aquele passo difícil. Embora, no dia anterior, pensei seriamente em não ir.
“Ei, consigo não, tenho matéria para estudar no concurso público, estou com vergonha e medo de cair no meio da rua”, pensara.
Ao mesmo tempo, queria apoiar as minhas colegas de arte, com uma microcontribuição.
Mesmo com o blackout que aconteceu no shopping, isto não desmotivou as garotas, que montaram um palco e instalaram a barra no calçadão. Tudo bem que rodei o shopping inteiro para chegar no cruzamento da Avenida Nevaldo Rocha (consegui finalmente falar o nome atual) e Salgado Filho.
A vergonha e o medo surgiram, claro. Mas, isto não foi motivo de não dar a cara a tapa.
Com um alongamento rápido, hora de fazer o show. Cada movimento e figuras, mais motivos de aplausos. Os olhos foram de curiosidades e outros de apoio.
No início ficava muito tímida e resolvi fazer movimentos simples de fazer, bem básicos. Quando consegui fazer o meu movimento favorito e não errei, que permiti começar a fazer outras atividades.
Cada ação, mesmo sendo o mais fácil, era motivo de aplauso. Nem nos sonhos mais loucos, pensei que pudesse fazer pole dance na calçada mais agitada da cidade e foi uma experiência única.
Espero que no Teatro tenha a mesma desenvoltura e que não erre nada.
A ideia de fazer pole no Midway
O objetivo foi mostrar a força desse esporte feminino, promover a arte do pole dance e fortalecer a identidade feminina, alinhando-se à missão do Pole Estúdio, idealizador do evento: empoderar pessoas, editorialmente mulheres, por meio da dança e do movimento.
Mais do que divulgação, a ação busca ocupar o espaço público com corpos femininos livres, seguros e expressivos. Ao trazer a dança para o cotidiano da cidade, o festival amplia sua visibilidade e atrai públicos diversos, incluindo aqueles que talvez não fossem ao espetáculo em teatro.
Para Olívia Macedo, diretora do Pole Estúdio, este momento foi histórico e único, além de mostrar que o artista tem que ir aonde o povo está, apesar do julgamento acerca da expressão artística.

“A importância da intervenção artística do Pole Estúdio aqui na rua é mostrar que o corpo feminino pode ser sim expressão de força, de arte e de identidade. E não apenas objeto de julgamento ou, muito menos, controle social”, declarou.
O Fest Pole Potiguar 2025 acontece no Teatro Alberto Maranhão, no dia 20 de junho. Além disso, o evento também contou com a participação das escolas Verticarte, Pole no Beco e Tropicália Pole Arts, mostrando que a união faz a força e ambos os diretores realizarão uma ação durante o festival.
Sobre o Fest Pole Potiguar, motivo de toda a ação

O Fest Pole Potiguar, evento anual que celebra a arte e a beleza do pole dance, chega à sua terceira edição em 2025 com uma proposta única de fusão entre o movimento artístico e a tradição nordestina. O evento, que ocorrerá no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, no dia 20 de junho, véspera de Corpus Christi, será uma verdadeira homenagem à cultura junina.
Para a artista Olivia Macedo, o São João é uma manifestação cultural profundamente enraizada na cosmovisão do povo nordestino. Com origens nas tradições rurais, nas celebrações de colheita e nas devoções populares, este festival traz à tona a riqueza da cultura nordestina.
Em um espetáculo inovador, as alunas do Pole Estúdio mostrarão todo o seu talento em apresentações que mesclam acrobacias e dança ao som de grandes artistas do Nordeste. O tema deste ano, “São João”, busca valorizar as raízes culturais nordestinas, resgatando a tradição e a energia das festas populares com um toque de arte e empoderamento feminino.
O evento é especialmente destinado a curiosos sobre o pole dance como expressão artística, além de familiares e amigos das alunas, que terão a oportunidade de celebrar o desempenho e dedicação das participantes.
A entrada custa R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) disponível no Sympla, e o evento promete emocionar, inspirar e, acima de tudo, mostrar o poder transformador do pole dance.
Informações adicionais:
- Data: 20 de junho de 2025
- Local: Teatro Alberto Maranhão (Praça Augusto Severo, s/n Ribeira)
- Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/fest-pole-potiguar-de-sao-joao/2888515.
- Classificação: 12 anos
Sobre o Pole Estúdio
Fundado em 2022 pela artista e professora Olivia Macedo, com quase 15 anos de atuação na dança e formação na área pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estúdio tem como missão promover a educação artística e esportiva no Pole Dance, oferecendo aulas e projetos que incentivam uma aprendizagem libertadora, onde a experiência de vida e a perspectiva das participantes são valorizadas por meio de estímulos à criação e expressão artística.
O propósito do estúdio é potencializar o autoconhecimento, a criatividade e levar a magia do Pole Dance a um número crescente de mulheres.