Brechando/Cidades / Por que as orlas das praias de Natal não são planas?

Por que as orlas das praias de Natal não são planas?

Se você ficou questionou o porquê de ter que descer ladeiras gigantes para as praias de Natal, vamos explicar o porquê delas não serem planas. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Você já parou para perguntar porque demoramos muito tempo para chegar até a beira da praia. Primeiramente, a gente estaciona o carro, depois desce uma ladeirinha e finalmente chegamos ao mar de águas azuis e quentinhas (até Marina Sena comprovou o banho de mar).

Mas, a explicação tem relação ao relevo da capital potiguar, uma vez que a cidade fica 30 metros acima do mar. Logo, impossível que as praias de Natal fossem planas.

O relevo da cidade também explica porque precisamos descer até a praia

O relevo do município, com altitudes inferiores a cem metros, é constituído pela planície costeira, que abrange uma série de terrenos planos de transição entre o mar e os tabuleiros costeiros, alterados pela presença de dunas. Natal situa-se em uma área de abrangência terrenos formados por sedimentos do Grupo Barreiras, oriundos da Idade Terciária, com a predominância variada de arenitos.

Geomorfologicamente predominam os tabuleiros, formado por uma cobertura espessa de dois metros de areia, nas cores castanha ou vermelha, e borda coberta pelas dunas, que se estende por vinte quilômetros de comprimento, chegando em alguns pontos a atingir noventa metros de altura.

Apenas no Parque das Dunas, elas são mais fixas e cobertas por vegetação nativa.

E aí, gostou da explicação sobre o porquê das praias de Natal não serem planas? Deixe aqui, portanto, o seu comentário.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon