Brechando/Cidades / Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia

Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia

Capitão-Mor Gouveia

Capitão-Mor Gouveia existe e não é apenas um nome de uma avenida importante de Natal. Após anos pesquisando, finalmente achei a resposta. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

A avenida Mor-Gouveia é uma das principais da cidade e tem a sua peculiaridade pela divisão ao meio por conta do Arena das Dunas e o Centro Administrativo, conforme já falei no Brechando. No entanto, tentamos procurar várias vezes a origem deste nome e finalmente, depois de anos, achamos. 

Tudo começou quando eu estava indo ao meu trabalho e procurei um atalho. Então, eu descobri a Escola Estadual Capitão-Mor Pedro Mendes Gouveia.

Foi então neste momento eu associei o nome completo com o homenageado da avenida e, logo, resolvi pesquisar quem é.

Afinal, quem é Pedro Mendes Gouveia, o Capitão-Mor Gouveia?

Pedro Mendes Gouveia foi o 15º Capitão-Mor nomeado pela coroa portuguesa na capitania do Rio Grande. Ninguém sabe se ele era português ou espanhol, visto que nesta época havia a União Ibérica, quando Portugal e Espanhol se juntaram. 

Por isso, existem vários debates sobre como é a grafia correta de seu nome.  

No entanto, sabe-se que ele foi nomeado como Capitão-Mor em torno de 1630 e os historiadores o lembram por enfrentar os holandeses da invasão.

A seguir, uma linha do tempo descrevendo as disputas que participou contra os holandeses. 

1631

27 de dezembro:

O Forte dos Reis Magos de Natal repele a tentativa frustrada de assalto à Capitania do Rio Grande do Norte, por Steyn Callenfls, que comandava 14 navios e 19 companhias de guerra.

1633 

8 de dezembro: 

Desembarca, em Ponta Negra-Natal, parte da expedição holandesa, chefiada por Matias Van Keulen, que veio conquistar o Forte dos Reis Magos.

11 de dezembro: 

Abriram as portas da Fortaleza dos Reis Magos, em Natal e escreveu uma carta aos inimigos holandeses, propondo a rendição.

12 de dezembro: 

O Forte dos Reis Magos no Rio Grande do Norte teve a invasão das tropas holandesas.

Ocorreu a rendição da Fortaleza dos Reis Magos de Natal, aos holandeses, tendo início, nesta mesma data, o domínio holandês, no território do Rio G. do Norte.

18 de dezembro: 

O proponente luterano holandês, Johanna, fez a 1º prédica luterana, na Igreja Matriz de Natal.

20 de dezembro: 

Os holandeses mudam o nome do Forte dos Reis Magos, para Castelo de Ceulen.

Um pouco da biografia de Pedro Mendes Gouveia

Pedro Mendes de Gouveia substituiu Domingos da Veiga Cabral que governava interinamente a capitania do Rio Grande, onde acompanhou o desbravamento de novas terras para prosperar a colônia, surgindo as mais diferentes colônias.  

Nesta época, o Rio Grande produzia açúcar a todo vapor e estava em harmonia com os nativos. 

Além disso, Pedro Mendes Gouveia era o comandante do Forte dos Reis, e durante o seu governo os holandeses invadiram a capitania em 1633 pela frota holandesa comandada pelo Almirante Linchthardt.

Após perder dos holandeses, ele ficou ferido por estilhaços de peluoros e o forte rendeu-se, entregue pelo seu ajudante Sebastião Pinheiro Coelho que retirou as chaves estando o Capitão-mor desacordado pela febre dos ferimentos.

Depois, ele foi encaminhado para Pernambuco, onde ficou preso. Após ser solto, viveu em Goiana e Itamaracá, onde morreu em torno de 1646 ou 1647. 

Comentários

2 respostas para “Finalmente descobrimos quem é o Capitão-Mor Gouveia”

  1. Gosto muito de suas matérias. Interessantes e informativas. Aqui e acolá eu reproduzo no meu blog pensenumanoticia.com.br.

    1. Lara Paiva

      Só peço que coloque um link em direção ao meu site, isto ajuda muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus