Este é o mapa do RN no século 19

Este é o mapa do RN no século 19

Compartilhe:

Pesquisando um pouco da história do Rio Grande do Norte através de arquivos, nós descobrimos que no ano de 1848. O mapa foi elaborado e impresso no Rio de Janeiro. A carta tiográfica e administrativa garantia que teve seu trabalho baseado nos documentos mais modernos através da empresa do Visconde J. de Villiers de L’Ile-Adam.

Atualmente, este documento está na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Na época, o RN apresentava três zonas administrativas, as Comarcas.

Haviam as comarcas da Capital (Natal, São Gonçalo, Extremoz, São José de Mipibu, Goianinha, Vila Flor e Touros), de Assú (Assú, Santana dos Matos, Angicos, Acari e Caicó) e Maioridade (Apodi, Martins, Portalegre).

Paraíba está no mapa

Como vocês podem perceber, a cartografia também apresenta como era o formato do estado da Paraíba, que é bem diferente do formato atual, onde uma parte de seus municípios ainda pertenciam a Pernambuco e Ceará. Já o RN, você ver o formato do elefante que o faz ficar famoso. 

Amplique o mapa do Rio Grande do Norte e da Paraíba

Para enxergar melhor o mapa, você pode ampliar abaixo para ver todos os detalhes. Só ampliar e conhecer um pouco da história potiguar. 

Você pode ler também:  Qual a principal fonte de energia elétrica no RN?
Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí