Miranda: duas cidades disputam um distrito da zona rural

Miranda: duas cidades disputam um distrito da zona rural

Compartilhe:

Existe um distrito chamado Miranda, mas pouca gente conhece e fica no interior de uma cidade potiguar, a Caraúbas, mais precisamente na zona Rural, também é conhecido como Sítio Miranda. E, o Brechando, vamos contar a seguir.

Na comunidade, a maioria dos moradores são adeptos pela agricultura familiar. Para os moradores da cidade de Caraúbas, o pessoal de Miranda é composto por caboclos, termo jocoso para se referir trabalhadores rurais, descendentes de europeus e índios. Além disso, muitos vieram da Chapada do Apodi.

Depois, o fazendeiro Baltazar Nogueira montou uma fazenda na região para proteger de ataques indígenas, porém não conseguiu e abandonou o local. Em 1750, o português Francisco Falcão chegou na região e, junto com o sobrinho Leandro Bezerra Cavalcanti, começou a dominar a região.

Durante uma implacável seca, Leandro fez uma promessa ao São Sebastião que se viesse água, construiria uma comunidade na região. A água veio e ele cumpriu, assim criando a Vila de Caraúbas, chamando atenção das pessoas da região pela as suas árvores frondosas. Próximo da vila, os moradores mais humildes abrigaram, assim surgindo o sítio Miranda.

O termo “Miranda” é uma referência ao povo que era caboclo, termo para mestiço de branco com índio.

Como chegar na região

Para chegar em Miranda, você precisa sair do centro de Caraúbas e percorrer por 22 quilômetros em uma estrada carroçável. Ao chegar, no entanto, você vai ver vários sítios e casas na região, que está arrodeado entre o semiárido e a caatinga.

Foto: Comunidade de Miranda

O foco dos moradores é a agricultura familiar e coletam água através de poços artesianos, além de pequenos riachos e córregos. Além disso, fica a parte mais pobre da cidade de Caraúbas, onde 63% da população vive com até um salário mínimo e 83% dos moradores sequer concluíram o ensino básico.

Você pode ler também:  Passo da Pátria ganha anfiteatro construído em parceria com moradores e projeto cultural

Sobre a renda, a maioria vem da produção de caju na região, que também é o principal produto das festas da região.

Sensacionalismo na região por conta da violência

Se pesquisar o termo “Miranda + RN”, na primeira página do Google vai mostrar o local como violento e com uma forte presença de tráfico de drogas, no qual é um reflexo pela falta de acesso ao que é básico. Como consequência, há ocorrência de crimes, como furto, tráfico de drogas e . A taxa de homicídios é 45 casos para 100 mil, no qual boa parte são na comunidade.

Upanema x Caraúbas disputam Miranda

Existe uma disputa para saber qual cidade pertence Miranda. As cidades de Upanema e Caraúbas brigam até hoje para saber quem pertence a comunidade rural. Nos anos 2000, Upanema defendia que Miranda por questão de posição geográfica deveria pertencer ao município, sendo que a distância do centro da cidade à comunidade rural era mesma.

Já Caraúbas, no entanto, utilizava o fator histórico para comprovar o seu pertencimento. Além disso, quando Fernando Mineiro ainda era deputado estadual sugeriu a realização de um plebiscito para os moradores decidirem.

No ano de 2013, Miranda se tornou distrito de Upanema. Em 2015, no entanto, a Justiça deu o parecer favorável à Upanema.  Se colocar Miranda no mapa, a origem de qual cidade fica Miranda ainda é indecisa, visto que alguns lugares apontam cidades diferentes.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí