Rizomarte lança live baseada em obra de pernambucano

Rizomarte lança live baseada em obra de pernambucano

Compartilhe:

O seo Rizomarte organizará no próximo domingo (18) uma live chamada “Os Trabalhadores”, que consiste em um projeto que une os irmãos Sol e Pedras Oliveira, que participaram do programa “Adotada”, da MTV. Além disso, conta com a participação do Rafael Melo.

A finalidade é unir uma performance sonora, poética e visual para o texto “Os Trabalhadores“, uma vez que originalmente escrito pelo poeta nordestino Rogaciano Leite.

Cartaz de “Os Trabalhadores”, organizado pelo selo Rizomarte

Como será a Live

A live do Rizomarte possui cerca de 15 minutos de duração e investe na conexão entre múltiplas linguagens. Declamação, batidas eletrônicas, sintetizadores, guitarras, figurinos conceituais e cenografia formam um amálgama fantasmagórico de expressões que intenta provocar alguma reflexão sobre o que foi o trabalho no século passado, a era das indústrias, e ainda mais se algo de fato mudou de lá para cá.

Quem foi Rogaciano Leite

Rogaciano Leite (1920-1969), nascido em Pernambuco, foi poeta e jornalista de escrita contundente. Sua obra é a de um verdadeiro narrador atento ao universo da cultura popular nordestina e ao impacto social das forças econômicas e políticas que atravessaram sua época. Sol, Rafael e Pedras mergulharam no poema ”Os Trabalhadores” e criaram uma fulgurante experiência audiovisual daquilo que nasceu como texto escrito. Além disso, o resultado é uma performance que mantém firme o elo entre experimentação estética e consciência crítica. Assim, ampliando as possibilidades e os sentidos do texto original.

A live foi filmada na Casa das Artes, Vila de Ponta Negra, por Larinha Dantas e Gabriel Souto e a edição ficou por conta do artista visual Daniel Nec.

“Os Trabalhadores” aconteceu graças a Seleção de Projetos Culturais Integrados da Fundação José Augusto (Lei Aldir Blanc).

Você pode ler também:  E os emos chegam no Carnaval 2023 em Natal

Como faz acompanhar

Entra nesta página do YouTube e ative o sininho, uma vez que avisará quando o vídeo estiver no ar.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí