Jordão

Tempo de leitura: 2 minutos

Na avenida Alexandrino de Alencar, existe uma obra que sempre chama atenção e fica em um posto. O estabelecimento fica no cruzamento com a rua São José. São pessoas amontoadas e dançando como se fosse numa festa, mais precisamente dançando forró e no centro tem uma imagem do cantor Luiz Gonzaga. Mas, quem fez a arte? Se eu falar que foi o mesmo artista do Anjo Azul?

A foto acima peguei da rede social Foursquare.

Para saber do artista, eu pesquisei a sua biografia, um destes materiais peguei da matéria do jornalista Filipe Mamede e compartilharei a seguir.

A intenção da arte acima era uma representação de uma romaria conduzida por Gonzagão ao encontro de Frei Damião.

Afinal, quem é o Jordão?

Jordão se chama José Jordão Arimatéia e nasceu na cidade de Macau. Filho de lavadeira e cozinheira, começou a sua arte ainda criança. Inicialmente, desenhando no chão, depois começou, por conseguinte, a trabalhar construindo santos com cimento da fábrica onde trabalhava.

Dos santos, veio a carreira de ser entalhador e escultor. Além disso, as suas artes se destacam pela sua grandiosidade.  A arte de entalhar é criar desenhos em superfícies mais duras, como madeira ou cimento. Quando pensamos em muros e paredes entalhadas em Natal, pensamos rapidamente nele.

O edifício Riomar estão com suas paredes o registro de Jordão. Por falar no edifício, na avenida Deodoro da Fonseca, este é o painel de concreto da América Latina. Na época, ele fez em parceria com o artista Munduco, onde eles fizeram a arte apenas usando cordas ou pendurados no ferro do guarda-corpo do prédio.

No Centro de Convenções, várias obras de Jordão circulam na região, como a Rendeira, na parede externa do prédio principal do Centro de Convenções de Natal. Veja abaixo:

Você pode ler também:  Obra de Guaraci Gabriel é encontrada pichada

E atualmente?

Jordão
Jordão em foto na Galeria B-616

Jordão é discípulo de Ziltamar Sebastião Soares de Maria, o Manxa (1949 – 2012), outro reconhecido entalhador e escultor do Rio Grande do Norte, uma vez que fez a estátua de Reis Magos na entrada de Natal e a reitoria da UFRN.

Aos 71 anos de idade, ele ainda continua trabalhando com arte. Além disso, também expôs os seus trabalhos em outras cidades brasileiras e na Europa.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

junho 2021
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias