Cabuji

Tempo de leitura: 2 minutos

Após apagar o mural do artista Aécio na antiga fábrica da Sam’s, na avenida Salgado Filho, em Natal, o prédio abandonado se tornou uma grande tela branca. Assim, vários artistas aproveitaram este espaço para fazer os seus graffitis. São artes das mais diversas no muro, visto que cada artista tem o seu próprio estilo. No entanto, uma arte me chamou bastante atenção enquanto passei na avenida. 

Uma boca gigante segurando com os lábios um beck, com uma mensagem claramente que é a favor da legalização da maconha para recreação. Achei que era somente uma arte diferente para chamar atenção, uma vez que estávamos em uma das principais avenidas. 

Cabuji

Uma outra arte similar (foto acima) encontrei no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Jaguarari, sendo que a boca tinha um piercing, estilo Amy Winehouse. Então, veio o seguinte questionamento:

Era o mesmo artista?

Então, ele era o mesmo artista, após uma busca nas redes sociais e procurando outros artistas. Ele é Carlaxs Cabují, no qual ele mistura elementos do sertão do graffiti com a arte contemporânea. E as bocas espalhadas pelo artista são diferentes e personalizadas. Algumas têm piercings, lábios são de cores diferentes e fumam a sua canabis de diferentes formas, com beck ou cachimbo. É uma forma de naturalizar o seu uso, pois todo mundo conhece um “maconheiro” por aí.

Tem várias bocas em Parnamirim, Natal e Extremoz. A intenção é dizer que cada boca é única e a gente pode fazer o que quiser. 

Boca de Cabuji em Extremoz, está no seu portfólio

 

 

Sobre Cabuji

Cabuji é do interior no Rio Grande do Norte e pesquisa sobre sua ancestralidade e do espaço em que vive. O nome Cabují ou Cabugi, que traduzindo do tupi para o Português significa peito de moça, é o mesmo nome dado pelos povos originários ao vulcão localizado na Caatinga do Estado do Rio Grande do Norte, na cidade de Angicos e Lajes.

Começou a sua carreira em 2013 e seu foco é graffiti. No entanto, ele trabalha com dança, música, gravura e arte digital. Além disso, ele graduou em Artes Visuais na UFRN e é professor nas escolas e ateliês.

Objetivo de sua arte

Sua expressão e cultura artística é uma mescla de sua ancestralidade e contemporaneidade social, que dá origem aos seus trabalhos na vida profissional e pessoal.

Ainda mais, participou projetos, eventos e exposições, publicações em livro, revistas e plataformas sociais digital além de trabalhos espalhados por ruas de diversas cidades do Brasil.

Ele tem um portfólio que pode ser acessado aqui`.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Clique na imagem abaixo para comprar o nosso livro

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

março 2021
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias