Festival Duas encerra mês com a mulher na arte

Festival Duas encerra mês com a mulher na arte

Compartilhe:

Fevereiro está encerrando para dar boas-vindas para março, mês do Dia Internacional da Mulher. Com a finalidade de pensar e fomentar a arte feitas por mulheres, as integrantes do Duas Estúdio realizarão, contudo, entre os dias 21 a 28 de fevereiro um festival que recebe o mesmo nome do estúdio.

Com recursos da Lei Aldir Blanc, da Fundação José Augusto (FJA), o Festival Duas contará com oficinas, leituras de portfólio e ainda mais haverá o lançamento da plataforma Criacionistas, um espaço colaborativo para desenvolvimento de processos criativos de mulheres artistas, além de conversas de abertura e fechamento do festival.

Como faz para se inscrever

O festival terá formato online e será totalmente gratuito. Para participar, é só acessar o site www.duasestudio.com, clicar em “Inscrever-se” e preencher o formulário. Fácil, não é mesmo?

Participantes

Como o evento tem o público-alvo às mulheres, as ministrantes também serão do gênero feminino. Por isso, haverá a participação das artistas Fernanda Grigolin, Lyz Parayzo, Ana Lira Reis, Fernanda Lopes, Pedra Costa e Bettina Rupp. Além disso, tem as idealizadoras do evento: Elisa Elsie, Lara Ovídio, Mariana do Vale, Rafaela Jemmene e Sofia Bauchwitz.

Calma, isto NÃO é proibido para os homens

Embora as artistas sejam o destaque deste festival, ele está de portas abertas aos estudantes, produtores, curadores, críticos, interessados e entusiastas da arte contemporânea de todos os gêneros.

Com a recorrência da invisibilidade de produções, dos apagamentos históricos, da dificuldade de se inserir no circuito nacional de arte e, principalmente, com a desigualdade de gênero, nesse meio tempo o Festival Duas abre esse espaço para valorizar e evidenciar os trabalhos produzidos por mulheres.

Além disso, no cenário pandêmico, a sobrecarga de trabalho doméstico sobre as mulheres e a redução da sua produção intelectual foi evidenciada. Assim como será um espaço para discutir as particularidades do RN como cenário artístico.

O que as organizadoras pensam sobre o evento?

O Duas é organizado pela fotógrafas Elisa Elsie e Mariana do Vale, visto que ambas tem uma longa experiência na comunicação, na fotografia e na arte. Nos últimos tempos, entretanto, elas estão debatendo sobre a participação da mulher não só no mercado de trabalho, mas também na expressão artística.

“O Festival Duas será especial, uma vez que queremos dar o poder visibilizar o trabalho de mulheres artistas, igualmente dar voz às inquietações e produções femininas, uma vez que normalmente acabam tendo menos espaço que os homens no cenário da arte. Tanto é que toda a equipe de produção e realização é composta exclusivamente por mulheres”, ressalta Elisa Elsie, uma das organizadoras do festival.

Já para Mariana do Vale, o Festival Duas representa a trajetória de dez anos do Duas Estúdio, visto que é marcada pelo fomento de produções artísticas. “Por isso, pensamos em uma programação mais ampla que conta com exposição, leitura de portfólio, oficinas e conversas abertas. Além disso, é incrível poder contar com mulheres tão potentes tanto no cenário nacional como internacional para pensar como é ser mulher nas artes atuais!”, afirma.

Expo Contemporânea 2021

A primeira ação do Festival Duas foi a convocatória da Expo Contemporânea 2021, destinada apenas às mulheres nordestinas produtoras de conteúdo textual, audiovisual e fotográfico. Como resultado, foram escolhidos onze para uma exposição virtual. São as artistas: Ana Pedrosa, Ana Reis, Andréa Veruska, Cecilia Bichucher, Cinira d’Alva, Faeina Jorge, Geovana Grunauer, Laíza Ferreira, Larissa Rachel Gomes, Ma Njanu e Naná Blue.

Confira, portanto, a programação completa a seguir

O primeiro dia acontece neste domingo (21), a partir das 16 horas. Então, vai lá dá uma brechadinha.

Domingo 21/02

16h – 17h: Conversa de abertura do Festival com Fernanda Grigolin

17h30: Exposição virtual da Expo Contemporânea 2021

Segunda-feira 22/02

19h – 21h: Oficina “O Corpo Fal[H]a: escrita, feminismo e reprodução”, com a artista Mariana do Vale

Festival Duas

Terça-feira 23/02

19h – 21h: Oficina “Artistas Errantes e a prática do incerto” com a artista Sofia Bauchwitz

Quarta-feira 24/02

19h – 21h: Oficina “Fuga interrompida ou enquanto o mundo agoniza”, com a artista Lara Ovídio

Quinta-feira 25/02

19h – 21h: Oficina “Site-specific como método”, com a artista Rafaela Jemmene

Festival Duas

Sexta-feira 26/02

19h – 21h: Oficina “Corpo/mãe inquieto: experiências na fotografia e na arte”, com a artista Elisa Elsie

Sábado 27/02

10h – 12h15: Leitura de portfólio (30 minutos cada) 20 vagas.

16h: Lançamento da plataforma Criacionistas

Domingo 28/02

16h – 17h: Conversa de encerramento com Lyz Parayzo

A imagem a seguir, no entanto, mostra a imagem com a programação completa para você salvar:

SERVIÇO DO FESTIVAL

O QUÊ: Festival Duas: Artistas Contemporâneas

QUANDO: de 21 a 28 de fevereiro de 2021

ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÕES: http://www.duasestudio.com

INSCRIÇÃO: Gratuita

FORMATO: Virtual

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí