escultura de areia

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando passamos o dia da praia, a gente quer fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Primeiramente, dá aquele banho de mar, depois se hidratar, pegar bronze e brincar de castelo de areia com a criançada. Além disso, não precisa criar um castelo estilo Idade Média, pode ser qualquer escultura de areia. Mas, o que tem a ver com Natal? Vou explicar.

No ano de 1979, Redinha era um dos lugares favoritos para fazer o veraneio. O tranquilo local de pescadores virava agitado com gente curtindo os meses de janeiro e fevereiro na praia. Pesquisando os jornais da época era comum os classificados mostrem gente alugando ou vendendo casa de praia ou terrenos na região, que hoje conta com moradores fixos.

Para atravessar até a região você tinha dois caminhos: a balsa ou a Ponte de Igapó.

Era normal as pessoas caminharem na praia com seus buggies e também se aventurar nos esportes radicais. Os veranistas transformavam a praia em um evento particular.

Além disso, os banhistas celebravam a tradicional Festa do Caju, que marca o início dos festejos de verão na capital potiguar. Mas também tinha o concurso de fazer castelo de areia, no qual reunia as crianças para fazer a escultura mais criativa na praia.

No grupo “Fatos e Fotos Antigas de Natal“, o funcionário público Sérgio Leite compartilhou as suas fotos mostrando que um belo dia a criançada da Redinha fez um concurso de esculturas e castelos de areia. Os boyzinhos (como diz a gíria natalense) foram divididos em grupos e cada um iria expor a sua escultura de acordo com a sua criatividade, como se fosse uma feira de ciência de colégio.

Você pode ler também:  Onde ficava o Natal Acqua Center?

Depois, eles seriam julgados e selecionado o melhor trabalho. Aqui vou postar algumas fotos que o Sérgio colocou no grupo.

Os boyzinhos faziam realmente boas esculturas

Nesta foto, os meninos criaram simplesmente uma pirâmide do Egito com as areias da praia da Redinha. Parece aquelas maquetes de história do Ensino Fundamental.

Esse resolveu fazer uma Mulher de Areia

Vocês achavam que apenas o Tonho da Lua podia fazer a Ruth versão areia? Estes dois garotos criaram a Eva, uma escultura de areia e com cabelos esvoaçantes.

Uma foto do processo de produção

Esta foto que Sérgio mandou no grupo, por sua vez, mostra o processo de produção. Assim como hoje, as crianças utilizavam baldes e outras formas para fazer seus castelos, as crianças podiam utilizar estes artifícios. Na foto acima, por exemplo, uma das duplas usou uma lata de leite Ninho para montar o castelo.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

janeiro 2021
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Categorias