Em um mês são resgatadas 10 iguanas em Natal

Em um mês são resgatadas 10 iguanas em Natal

Compartilhe:

Esse assunto eu vi no Twitter do jornalista Norton Rafael, que já estou creditando logo e siga este jovem padwan do jornalismo potiguar. Vamos falar de uma pauta peculiar: o resgate de iguanas em Natal.

Iguana é um réptil comum, uma vez que é um animal bastante conhecido da Mata Atlântica, onde temos uma grande reserva: o Parque das Dunas. No entanto, elas podem sair da floresta e adentrar na cidade.

Por isso é comum ver o animal nas partes externas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mas, você sabia que são resgatados 10 iguanas por mês nas ruas?

O coordenador do Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAMGMN), Isaac Cruz, informou que mensalmente a Guarda Municipal chega a resgatar essa quantidade em área urbana. Geralmente, os répteis estão em região de perigo, como nas proximidades ou em vias de tráfego e até mesmo dentro de residências.

“Há uma facilidade muito grande de se encontrar iguanas nas ruas de Natal. Por mês chegamos a resgatar até 10 animais com porte de médio a grande e esses animais são soltos nas áreas do Parque da Cidade ou Parque da Dunas”, comentou o coordenador em release enviado para imprensa.

Como é feito o resgate das iguanas e outros animais silvestres

O procedimento para os animais silvestres que são resgatados com ferimentos é primeiro tratá-los e só após avaliar seu retorno ao meu ambiente. O animal resgatado com alguma lesão é levado ao Aquário Natal ou ao Ibama.

Uma iguana foi capturada no dia 08 de julho

O GAAMGMN realizaram nessa terça-feira (07), mais um resgate de réptil. Dessa vez a equipe foi acionada para tirar do perigo uma iguana que se encontrava em via urbana, entre as avenidas Xavier da Silveira e Bernardo Vieira, no bairro do Tirol.

Você pode ler também:  Andar em uma pelúcia motorizada nos corredores do shopping. Sim, isto existe

Os guardas municipais cercaram o animal e utilizaram técnicas de captura no sentido de preservar a integridade física da iguana. O réptil passou por uma avaliação externa da saúde, sendo em seguida levado a área de proteção ambiental onde se situa o Parque da Cidade, onde foi devolvido a natureza.

Como denunciar a presença de iguanas

Qualquer cidadão que se deparar com algum animal silvestre fora do seu habitat pode solicitar o apoio do GAAMGMN através do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) ligando para o número 190. É importante que as pessoas nunca espanquem ou tentem matar o animal, apenas acionem a guarnição para fazer o resgate em segurança.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí