Marta Jussara, a potiguar que virou Miss Brasil

Marta Jussara, a potiguar que virou Miss Brasil

Compartilhe:

Embora que não esteja tão em alta, os concursos de Miss ainda chamam atenção. No final da década de 70, uma potiguar se tornou a primeira Miss Brasil natural do estado do Rio Grande do Norte. O seu nome era Marta Jussara, nascida em Mossoró no dia 10 de agosto de 1958, o seu pai era funcionário do Aeroporto de Mossoró, residindo naquela cidade.

Quando Marta Jussara tinha dois anos de idade, seu pai foi transferido para São Paulo, onde ela viveu a infância e a juventude. Por isso, muitas vezes, em sua biografia, diz que ela é natural da cidade de São Paulo.

Com a aposentadoria, toda a família voltou para Mossoró, inclusive Marta, que tentou, sem êxito, concluir seu curso de Comunicação Social.

Marta Jussara com as segunda e terceira colocadas no Miss Brasil

Foi indicada pela Associação Cultural e Desportiva Potiguar de Mossoró para representar o Rio Grande do Norte no Miss Brasil 1979, no qual ela venceu e pegou o primeiro lugar, tornando a primeira Miss do estado a receber o título de Miss Brasil, algo que iria acontecer apenas no ano de 2009 com Larissa Costa.

A seguir uma nota de como foi a recepção em Mossoró após o Miss Brasil:

No concurso de Miss Universo, realizado em 19 de julho de 1979 em Perth, na Austrália, ficando em quarto lugar e no quesito traje típico foi a segunda colocada. Aqui um copilado com todas as fotos da então Miss:

 

Era do RN ou não?

Marta, de preto, com as vencedoras do Miss Universo de 1979

Uma curiosidade é que ela ficou conhecida como “Miss Ingrata” pelo fato de ter falado que era de São Paulo durante o concurso de Miss Universo e não em Mossoró, causando, portanto, uma grande revolta pelos potiguares. Por causa disso, ela falou em entrevista a Manchete.

Não é verdade que eu nasci e me criei em São Paulo. Nasci em Mossóro e minha família se mudou para São Paulo quando eu tinha dois anos.

Em Mossoró e Natal eu ia passar férias ou visitar amigos.

Fiquei muito chateada com as histórias que inventaram sobre o local onde nasci, esquecendo que várias foram as misses que não nasceram no estado que representaram o Brasil.

Uma outra curiosidade foi no Miss Universo, quando classificada entre as 12 semifinalistas, Marta Jussara respondera em português.

Você pode ler também:  Concurso de Peido: Competição que vai abalar o seu veraneio

Depois, ela casou e se mudou para Itália, onde constituiu uma família, entretanto em 2010 voltou ao Brasil, residindo em São Paulo.

 

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí