Cine Rex

Tempo de leitura: 1 minutos

Andando pela avenida Rio Branco, uma das vias principais do bairro de Cidade Alta, várias lojas estão fechando por conta da crise econômica que ronda o país. Porém, uma loja está chamando atenção pela placa de aluguel. Recentemente, a Insuante fechou as portas e o prédio agora está disponível para aluguel. Vale lembrar que o espaço já foi o Cine Rex, um dos tradicionais cinemas de rua da cidade. Será que alguém tem coragem de alugar e ressuscitar o cinema antigo? De acordo com a imobiliária que está negociando o prédio, o aluguel custa 35 mil reais mensais + IPTU de R$ 4.573,88. Somando tudo fica quase 35.500 reais. E aí, vai alugar este prédio?

Vale lembrar que não existe mais algum cinema de rua na capital potiguar. Ou viraram Igrejas Evangélicas ou viraram lojas.

O Cine Rex era uma rede de cinemas e tinha várias unidades nas cidades brasileiras. Aqui em Natal, por exemplo, ficava na Avenida Rio Branco. O prédio branco e bem alto dava para ser visto nas fotos antigas. Ficava em frente da antiga cigarreira Zeppelin, onde podia comprar cigarros gringos.

Os artigos de jornalistas e historiadores apontam que o Rex tinha matinês de domingo e podia assistir seriados. De acordo com Elísio Augusto e Silva, criador da Fundação Amigos da Ribeira, em seu artigo publicado no Jornal de Hoje, no hall de entrada da sala de projeções, do lado esquerdo, ficava localizada uma bomboniere, que vendia chocolates Falchi, língua de gato, Leite-e-Mel, Sonho de Valsa, balas Dea, buzis, drops Dulcora, pirulitos Kibon e Zorro.

Não tinha cadeiras confortáveis e eram duas salas de cinema. Recebeu 430 mil espectadores e a média anual era de 934 sessões. O espaço fechou em 1972

Você pode ler também:  Aluguel x Casa própria: como está a situação em Natal

Confira as fotos do antigo cinema, quando funcionava, a seguir:

Este slideshow necessita de JavaScript.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

novembro 2019
S T Q Q S S D
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Categorias