Inspirada em sua avó, atriz estreia espetáculo sobre mulheres que não puderam realizar sonhos

Inspirada em sua avó, atriz estreia espetáculo sobre mulheres que não puderam realizar sonhos

Compartilhe:

O grupo Amoras estreia no próximo sábado (25) o espetáculo “Violetas”, no qual a atriz Mayra Montenegro se inspiurou na avó, dona Wilma, para a realização do espetáculo. A apresentação será no Teatro de Cultura Chico Danidel, o TCP, que fica no anexo da Fundação José Augusto. Além disso, Violetas faz parte da pesquisa “Memória da Voz”, realizada pela atriz com direção de Raquel Scotti Hirson (LUME Teatro) e assistência de direção de Eleonora Montenegro  e trata de mulheres, guerreiras anônimas, sonhadoras solitárias, que dedicaram suas vidas aos filhos e maridos e não puderam realizar sonhos outros.

O fio condutor é a história da avó de Mayra, dona Wilma, que com o seu exemplo de vida e amorosidade inspira toda a pesquisa. A partir dela, outras tantas poderão ganhar vez e voz. A pesquisa/espetáculo parte da metodologia da mímesis corpórea e vem propor uma reflexão sobre o nosso papel ou papéis através de testemunhos, observações e descobertas.

A peça quer responder as seguintes perguntas:  Quem foram/quem são essas guerreiras do lar? Sonhadoras anônimas que realizam atos cotidianos de amor/heroísmo? Como remendar a própria alma? Como ser esteio durante toda vida, sem nos esquecer também viventes?  “Para nos remontar ou nos reorganizar precisamos nos desmontar e redescobrir em meio às dores e feridas abertas. “Violetas” é uma reflexão, uma memória de esperança, de amor e lealdade, buscando um movimento que nos ajude a passar de vítimas à autora de nós mesmas, não admitindo mais que nos sejam podados os sonhos”, diz a sinopse do espetáculo.

A atriz Mayra Montenegro também trabalha como cantora, preparadora vocal e professora da Graduação em Teatro da UFRN. Ministra as disciplinas de Expressão Vocal, Canto para o Ator e Música na Cena. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística, com habilitação em Música (UFPB-2008) e Mestrado em Artes Cênicas (UFRN-2012). Como formação complementar, participou de diversos cursos e oficinas, como: A imersão A Arte Secreta do Ator, com o diretor Eugenio Barba e a atriz Julia Varley (OdinTeatret – 98 horas); Da Energia à Ação, com Naomi Silman (LUME Teatro); A Dança das Intenções, com Roberta Carreri (OdinTeatret); Mímesis Corpórea, com Raquel ScottiHirson (LUME Teatro); A Presença do Ator, com Carlos Simioni (LUME Teatro); Quem Fala e se Move Mostra Musicalidade, com a professora AngelikaHauser-Dellefant (Universidade de Viena – Áustria); Corpo, Conte e Cante!,com Anita Gritsch (Universidade de Viena – Áustria); O Corpo Musical, com Jean-Jacques Lemêtre (Théâtre Du Soleil) O Clown e sua Poética, com AdelvaneNéia – SP; Pulso-Presença, com Helder Vasconcelos – PE; dentre outros.

Você pode ler também:  Como fazer um limonada com a Bololô Cia. Cênica

Confira o teaser a seguir:

 

Ficha técnica

Realização: Cia Violetas de Teatro

Direção: Raquel Scotti Hirson (Lume Teatro)

Assistente de Direção: Eleonora Montenegro

Atuação: Mayra Montenegro

Produção: Amora Produções

SERVIÇO

Violetas

25 de maio às 19h

26 de maio às 18h

Local: Teatro de Cultura Popular – Rua Jundiaí, 641, Bairro Tirol.

Ingressos: R$ 10 ❙ R$ 20 pelo Sympla (http://bit.ly/2HkNJmV)

Classificação: 12 anos

Mais informações: (83) 9.9813-1661

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí