Como está esse prédio histórico em Natal?

Como está esse prédio histórico em Natal?

Compartilhe:

Perambolando pelo Centro da Cidade, ouvimos várias histórias dos antigos frequentadores e moradores sobre vários prédios históricos, nos quais alguns existem e outros infelizmente passam por marcas de abandono e toda hora queremos saber o porquê as autoridades deixaram aquela estrutura nesse estado. Hoje, este enorme edifício está totalmente diferente do que está na foto acima do título e muito abandonado. Agora, foi assinado um documento para reforma. Mas, temos que avaliar as mudanças.

O Atheneu quando funcionava na Av. Junqueira Ayres

Tudo começou no século XIX, quando o colégio Atheneu Norte-Riograndense saiu do Quartel Militar e em 1859 se mudou para Av. Junqueira Ayres, hoje se chama Câmara Cascudo. O local foi construído com o objetivo de criar um prédio próprio da ela no ano de 1848. Neste prédio da foto acima funcionou até 1954, quando então passou às suas instalações definitivas, onde permanece até hoje. Depois o prédio virou a Faculdade de Odontologia e Farmácia.

No dia 1º de dezembro de 1923, criou o Curso de Odontologia, anexo à Escola de Farmácia, que passou a se chamar Escola de Pharmácia e Odontologia de Natal. No entanto, o Curso de Odontologia não chegou a ser iniciado. A primeira turma de farmacêuticos, com apenas dois alunos, concluiu o curso em 1925, e a Escola de Pharmácia e Odontologia encerrou suas atividades. O Interventor Federal General Orestes da Rocha, através do Decreto-Lei nº 682, de 03 de dezembro de 1947, criou a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Natal.

Em dezembro de 1948, pelo Decreto-Lei nº 25.973, a Faculdade foi autorizada a funcionar, tendo iniciado suas aulas em 1º de março de 1949, no prédio do antigo Atheneu Norte-Rio-Grandense, sendo o seu primeiro Diretor o Médico Oftalmologista Dr. Adolpho Ramires. O curso funcionava no período noturno (de manhã funcionava o colégio) e a primeira turma, constituída de 14 alunos, formou-se em 1951. Posteriormente, assumiu a direção, em 1952, o Cirurgião-Dentista Professor José Cavalcanti Melo, por 12 anos.

Você pode ler também:  Projeto do curso de Comunicação da UFRN cria podcast sobre direitos humanos

Numa iniciativa arrojada e desafiadora, foi reformado o velho Atheneu e ali começou a funcionar a Faculdade de Farmácia e Odontologia de Natal, com melhores condições de trabalho e ensino. Lá o prédio passou por essa estrutura a seguir:

Na década de 60, quando foi criado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Faculdade de Farmácia mudou para Maternidade de Januário Cico. Já a Faculdade de Odontologia teve uma sede própria na Avenida Senador Salgado Filho, com os turnos matutino, vespertino e noturno, onde funciona até hoje.

Mas, a antiga sede da Faculdade de Odontologia e Farmácia? Por muito tempo virou sede da Secretaria Municipal de Tributação até o ano de 2015, quando as condições do edifício apresentava numa situação precária, conforme nesta foto de Wellington Rocha:

No dia 29 de março, um contrato foi assinado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a empresa Oficina de Projeto, na Sala de Reuniões da Reitoria, para a elaboração dos projetos de restauração do prédio ocupado pela Secretaria Municipal da Tributação de Natal (Semut) até 2015, traz todas essas peculiaridades. O local já abrigou as instalações da Faculdade de Farmácia e de Odontologia, uma das cinco unidades fundadoras da UFRN, e vai ser preparado para receber o Centro de Inovação em Design, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Os valores da obra, em sua totalidade, estão assegurados pelo Ministério do Planejamento, por meio do PAC Cidades Históricas, em um valor de aproximadamente 3,2 milhões de reais. A empresa tem até 150 dias para entregar os projetos. O passo seguinte será a licitação das obras de engenharia e as consequentes intervenções. Além da reitora e do vice-reitor, José Daniel Diniz Melo, na assinatura do contrato estiveram presentes membros das equipes da Superintendência de Infraestrutura, Pró-Reitoria de Administração, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e do Departamento de Artes (Deart).

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí