Houve redução de 25% dos casos de feminicídio no RN

Houve redução de 25% dos casos de feminicídio no RN

Compartilhe:

Em menos de seis meses, o RN perdeu 900 pessoas vítimas de homicídios.  Esses dados são do grupo OBVIO, sigla para Observatório da Violência Letal Intencional, que estuda os dados da violência urbana no Rio Grande do Norte. A intenção é criar um alerta para os governantes sobre os avanços da violência letal no Rio Grande do Norte.  Os maiores crimes foram registrados em Natal, Parnamirim e Mossoró.

A equipe fez uma estatística entre 1 de janeiro até 14 maio deste ano.  Dessas 900, 851 foram homens e 47 mulheres. Porém, duas pessoas não tiveram o seu gênero identificado.

Podemos pensar que poucas mulheres foram mortas no estado, visto que houve uma redução de 34,3%. É verdade, porém o que mais choca que houve um decréscimo de 25% dos casos de feminicídio, ou seja, morte de mulheres que foram assassinadas por companheiros. Ou seja, destas 47 moças mortas, 9 foram pelos companheiros. No ano passado, este número no mesmo período eram de 12 moças.

Clicando na imagem você vai ver os dados de mulheres mortas (rosa), Natal (superior direita), Parnamirim (inferior esquerda) e Mossoró (inferior direita)

De acordo com o Obvio, 60% dos assassinatos do estado aconteceram na Região Leste do estado, sendo que 244 crimes foram em Natal, 97 em Mossoró e 60 na cidade de Parnamirim.

Apesar da redução de morte de mulheres por parentes, não há o que comemorar ainda. Em todo 2016, foram mortas 101 mulheres por diferentes motivos. Isto significa que os quase seis primeiros meses de 2017 estamos quase atingindo o mesmo valor no ano passado.  O Brechando já explicou aqui sobre o feminicídio e explicou a diferença entre este crime com femicídio.

Recentemente foi nomeada a delegada Sheila Frentes para ser a nova secretária da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SESED). Por muitos anos, ela era a titular da Delegacia que investigava o crime organizado no estado.

Dessas 900, 851 foram homens e 47 mulheres. Porém, duas pessoas não tiveram o seu gênero identificado.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí