Haverá mostra de filmes de zumbi no Teatro de Cultura Popular

Haverá mostra de filmes de zumbi no Teatro de Cultura Popular

Compartilhe:

Você gosta de zumbis? Walking Dead? Que tal ver filmes das antigas voltados ao tema? Esta é a proposta da nona semana do Filme Cult, que trará filmes da década de 70 de Amando de Ossorio, que fez diversos filmes no cinema B espanhol em uma quadrilogia que é hoje cultuada pelo requinte de detalhes na direção de arte e fotografia. A exibição é uma ideia do Cineclube Natal e realiza em parceria com o Teatro de Cultura Popular Chico Daniel a partir da próxima terça-feira (9), sempre às 18h30.

A mostra começa com a exibição de “A Noite do Terror Cego”, de 1972, primeira parte da quadrilogia de Ossorio. Filmado em Portugal, em função da censura da ditadura de Francisco Franco na Espanha, o primeiro longa foi realizado com vigor e inovação estéticos em apenas um mês. No enredo, o reencontro das amigas Virginia e Betty – que insinua um relacionamento lésbico no passado – em uma viagem de trem com Roger, amigo de Virginia. O interesse de Roger por Betty causa ciúmes em Virginia que, com raiva, acaba indo parar nas ruínas da cidade de Berzano. O local no passado abrigou os cavaleiros templários que, depois que retornaram das cruzadas, em versão zumbi (igual esses da foto acima do título), abdicaram do cristianismo propagando o ocultismo para ter acesso à vida eterna.

São os templários cegos os personagens dos outros três filmes de Ossorio. Sempre permeando o imaginário popular dos locais que servem de cenário às histórias, conta-se que eles saem das tumbas como zumbis que perseguem suas vítimas, identificando-as por meio do batimento cardíaco, já que não podem vê-las. Somente a luz do sol é motivo para que desapareçam.

Você pode ler também:  Produtora de cinema faz live para falar sobre audiovisual

No segundo filme, “O Retorno dos Mortos Vivos”, de 1973, Ossorio retomou o mote básico, criando uma nova história sem nenhuma ligação com a trama interior. Em um vilarejo espanhol, os cavaleiros templários acusados de praticar magia negra são condenados à fogueira pelos moradores e têm seus olhos queimados. Meio século depois, em uma festa que celebra essa vitória, os mortos-vivos retornam para se vingar.

O terceiro filme de Ossorio,”O Galeão Fantasma”, por sua vez, será exibido na quinta-feira quinta-feira (11). Aqui, o ambiente tradicional dos vilarejos ibéricos é substituído por um navio holandês fantasma do século XVI, que navega em uma mística penumbra, nunca captado por nenhum radar e instrumento de navegação. Conta a lenda que o galeão atrai pequenos barcos para essa dimensão fantasmagórica, a fim de alimentar os mortos cegos sedentos por sangue e carne humana.

A mostra termina na sexta (12), com “A Noite das Gaivotas”, de 1975, que os fãs definem como o melhor exemplar dos quatro filmes. Assim como os anteriores, não há amarra cronológica, e a história tem uma trama independente. Nela, um médico chega a um vilarejo com sua esposa para substituir o antigo profissional e acaba descobrindo que o local esconde um terrível segredo: séculos atrás, uma ordem de cavaleiros templários realizava cerimônias de magia negra idolatrando um demônio do mar. A maldição faz com que de tempos em tempos, durante sete noites, os moradores do povoado sejam obrigados a oferecer suas belas filhas para que os mortos-vivos que voltam à vida arranquem seus corações e deem para uma inominável figura de pedra entalhada na forma de um demônio anfíbio – o tal demônio do mar.

Você pode ler também:  Sabia que semana que vem vai ter curso de produção de cinema?

As exibições da XI Semana do Filme Cult terão início sempre às 18h30, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, da Fundação José Augusto – a parceria mais longeva do Cineclube, que já leva 12 anos – e para entrada é sugerida uma taxa de manutenção, não obrigatória, de R$ 5.

Serviço:

O quê? “XI Semana do Filme Cult”, com a exibição de A Noite do Terror Cego, O Retorno dos Mortos Vivos, O Galeão Fantasma e A Noite das Gaivotas, quadrilogia de Amando de Ossorio
Onde? Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto – Rua Jundiaí, 641 – Tirol
Quando? 09 a 12 de maio (terça a sexta-feira), 18h30
Quanto? R$ 5, taxa de manutenção

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí