Sim, eu nasci no dia 1º de abril

Sim, eu nasci no dia 1º de abril

Compartilhe:

Poderia fazer um texto falando sobre os 53 anos do Golpe Militar e como as consequências disto ainda ficam no Brasil atual. Você pode ler este texto sobre Luiz Maranhão e Djalma Maranhão, que estava fazendo um projeto incrível de alfabetização quando teve a ditadura. Hoje não falarei sobre o assunto. Mas, primeiro de abril, pessoalmente, não é um dia ruim para mim, pois estou comemorando mais um ano de vida, apesar dos problemas.

Alguns dizem que não tinha outra data para minha pessoa nascer senão esta. Após ter enganado vocês com a postagem anterior (clique no final do texto “Previous Article”, que você saberá), agora falarei a minha história: Nascer no dia 1 de abril. 24 anos da minha vida explicando o porquê de ter nascido nesta data. Quase todo ano tenho que grudar algum documento oficial (como carteira de motorista) na testa para comprovar que era meu aniversário.

Se naquela época tivesse a moda de marcar partos de cesárea, eu diria era que minha mãe estava querendo pregar uma peça em todo mundo da família para ninguém a visitar no hospital. Todo ano é a mesma coisa, caio nas piadas dos meus amigos dizendo que não comparecerão às minhas festas, tenho que mostrar os documentos comprovando que era meu aniversário para ganhar desconto no rodízio de pizza ou alguma pessoa que conheço e gosto muito não me fornece parabéns por não acreditar que era realmente meu aniversário.

No ano passado, eu convidei alguns amigos para comemorar em casa e um deles tiveram que ligar para o meu namorado para que pudesse comprovar que era verdade. Em suma, uma pegadinha do Mallandro oficial para cada ano!

Ás vezes, essas piadas podem crescer ao longo do tempo. Alguns anos atrás, quando eu fui abrir um conta no banco, o atendente perguntou a minha data de nascimento e falei: “Primeiro de abril…”. Ele ficou boquiaberto e perguntou novamente, respondi novamente e isto aconteceu infinitas vezes até ele acreditar. Outra vez foi fazer um cadastro numa loja para receber desconto, sempre fico puxando conversa fazendo piada, sendo simpática, no qual muitas vezes abro brecha para que os outros também façam comigo. Então, a vendedora se aproveitou disso quando falei meu aniversário e solta esta pérola: “Você é engraçada e ainda mais nasceu em primeiro de abril”.

Você pode ler também:  Loja promove evento de aniversário do Pokémon

Em 2015, quando fui trabalhar no dia primeiro de abril recebi uma pauta para ir num coletiva de imprensa da Polícia Civil. Então, o editor estava me esperando na porta com a pauta na mão e para piorar a situação tinha chegado atrasada, pois a redação fica apenas 10 quilômetros de distância da minha casa, além de ter enfrentado o maravilhoso engarrafamento da Avenida Salgado Filho e meu pai dirigindo feito um louco. Então, recebi uma bronca por ter chegado tarde e ele nem tinha me dado parabéns, me encaminhou logo para ir atrás da reportagem para fazer. Mas, eu não sabia que uma trollagem estava por vir.

Gustavo Mariano, assessor da Polícia Civil (brecheiro de carteirinha!), soube pelo meu editor que aquele dia era o meu aniversário, ele resolveu pregar uma peça em mim e nos outros jornalistas. Ele esperou todos na entrada da Delegacia e pediu que todo mundo entregasse os documentos antes de entrar na sala aonde aconteceria a coletiva. Logo assim que entramos no local marcado, ele entrega os documentos e diz: “Só queria saber mesmo se Lara faz aniversário hoje”.

Mas estas situações de tirar sarro com primeiro de abril não aconteceram de hoje. Até quando minha mãe entrou em trabalho de parto, eu tive que comprovar o meu nascimento. De acordo com mainha, a gravidez dela comigo foi uma montanha-russa de emoções, visto que fui concebida com poucos meses que meus pais foram casados e ela teve uma gravidez de risco comigo. Minha mãe comentou, todos os anos, que deveria ter entrado em trabalho de parto na segunda quinzena de março. Então, do dia 15 em diante, meu pai ligava para minha avó materna dizendo que tinha nascido, porém era mentira.

Você pode ler também:  Jornalista faz festa temática do Nordestão

Sabe aquela parábola que contam do garotinho sempre mentia para a cidade toda que os lobos estavam chegando e quando, finalmente, eles invadiram ninguém acreditou nele? Foi assim que aconteceu com meu pai, quando no dia primeiro de abril foi ligar para minha avó dizendo que estava indo à maternidade, pois iria nascer e minha mãe estava sentindo as contrações. Vovó, já de saco cheio com as brincadeiras e sabendo que era primeiro de abril, não acreditou no acontecido. Meu pai teve que ligar inúmeras vezes, mas ela ainda não acreditou. Naquela época, infelizmente, não tinha o “Busque meu Iphone”ou outros aplicativos que utilizam o GPS para mostrar se aquele celular realmente esteve naquele lugar.

Então,  vovó utilizou uma outra artimanha para apurar essa afirmação: mandando a minha tia ir para maternidade. Após comprovar o resultado, a mesma ligou para vó e confirmou a situação. Foi quando as pessoas começaram a espalhar o ocorrido, meu pai tomou um porre de whisky (sim, na época podia levar bebidas alcólicas para o hospital, sem ser julgado) e milhares de pessoas compareceram no quarto.

Mas nascer em primeiro de abril também tem as suas vantagens, como todo mundo lembrar e receber aquelas mensagens carinhosas, as pessoas realmente lembram de ti e que você agradece pelas coisas que possuem, como amigos e parentes que gostam de ti, apesar das loucuras.

Tags

Commente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí