Tempo de leitura: 2 minutos

O artista potiguar Guaraci Gabriel está deixando mais marcas no nordeste e recentemente inaugurou uma nova obra para homenagear o artista Luiz Gonzaga, que está em Capina Grande. A arte com a imagem Rei do Baião pesa cinco toneladas e tem oito metros de altura. Esta não é a primeira vez que Gonzaga é homenageado na cidade de Campina Grande, visto que nas margens do Açude Velho tem uma estátua de bronze dele e do Jackson do Pandeiro.

A imagem foi publicada pela também artista plástica Civone Medeiros, que elogiou a valorização da cidade paraibana pelo artista de Mossoró e criticou a demora do Governo do Rio Grande do Norte a inteção de uma obra que eles fizeram em ação conjunta para homenagear Zila Mamede.

“Enquanto isso, aqui em Natal (RN) aguardamos as condições e agendas propícias para instalar ‘de vez’ a Monumental Obra que Homenageia a Poeta Zila Mamede nos Jardins do Palácio da Cultura”, lamentou a Medeiros.

Guaraci é natural de Mossoró e conhecido por fazer esculturas utilizando sucata como matéria-prima para as suas obras de artes, que são bastante famosas em Natal, Mossoró e diversas cidades brasileiras.

Aqui em Natal, por exemplo, tem obra numa praça do conjunto Alvorada IV, no Beco da Quarentena, na Cidade da Criança e dentre outros. É de Guaraci o design nos troféus que são dados aos artistas no Prêmio Hangar de Música, que acontece anualmente na capital potiguar.

Artista com 30 anos de carreira, ele esteve no Guiness Book, o livro dos recordes, por uma obra, em 1998, exposta na Via Costeira de 50 toneladas. O livro dos recordes considerou, à época, que era a maior obra de material reciclado do mundo. Escultor com experiência internacional e reconhecido mundialmente, ele usa sucata e restos de ferro para fazer as espalhar as suas obras.

As últimas obras dele foram uma homenagem ao jogador Marinho Chagas, montada durante a Copa do Mundo na Praça da Árvore e uma estátua, feita em Mossoró, em homenagem a Celina Guimarães, a primeira mulher a votar no Brasil.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

abril 2017
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias