Com certeza, se você mora no Nordeste, já se referiu algum loiro com a palavra “galego” ou “galega”, para quem for mulher. Seu amigo do Sudeste acha estranho isso? Tem algum primo seu mais loiro que a família toda lhe chama de “galego” por isso? Também é um apelido pejorativo dado à um certo senador que não iremos pronunciar, por motivos óbvios.
Mas, de onde surgiu esta expressão no Nordeste? Por que referimos aos loiros desta seguinte forma?
Isso tem relação com os portugueses quando vieram ao Brasil, no qual muitos vieram da região de Galiza, que hoje é reduzida há uma comuna da Espanha e antes englobava o norte de Portugal. As primeiras referências ao Galiza vem da Grécia antiga.
Durante uma época, mais precisamente por 400 anos, ficou dominada pelo Império Romano. Depois se transformou em Reino de Suevo e o Reino de Galiza.
Nesse período, muitos galegos se mudaram para Portugal e Espanha, reduzindo a uma pequena comuna espanhola, onde fica a famosa cidade de Santiago de Compostela. Naquela região era muito comum ter homens e mulheres loiros, com olhos azulados.

Vale lembrar que Portugal chegou primeiro no Nordeste para conquistar outros territórios brasileiros.


4 Commentários
Nossa! Amo esse tipo de publicação e os assuntos abordados. Espero que esse blog dure muito e seja visto por muita gente para que aprendam a dar valor à história do nosso Estado e da nossa cidade.
f
O Reino de Galiza é anterior à formação de Portugal; seria o que é hoje Galiza, mais o norte de Portugal de hoje, e parte de Asturias. Galiza não é comuna, é comunidade autônoma e nacionalidade histórica, com língua própria, o galego (origem do português), alem do castelhano. E os galegos nao se mudaram para Portugal (só no caso para formar Portugal) e o resto da Espanha, nem ela é pequena; é uma das comunidades autônomas maiores ou grandes da Espanha.
Oi por que nao aceitou o comentário? Nao entendo. Eu conheço bem Galiza, sei do que falo