Tempo de leitura: 2 minutos

Está enganado, meu amigo. Estamos encerrando novembro. Na questão de saúde foi o período do Novembro Azul, no qual foram realizadas diversas campanhas para os homens se prevenirem contra o câncer de próstata. Entretanto, o 11º mês do ano não é voltado apenas para prevenir este tipo de doença, mas também foi realizado campanhas contra a diabetes.

O símbolo do novembro azul dos diabéticos é o círculo azul. No mundo todo, o mês de novembro é marcado todos os anos por uma série de atividades em prol do diabetes. A Campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela IDF e suas associações-membro.

No Brasil, é organizada pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e apoiada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e outras entidades e associações relacionadas ao diabetes.

O dia 14 de novembro era conhecido como o “Dia Mundial do Diabetes”, dia este definido pela Federação Internacional de Diabetes e Organização Mundial da Saúde como 14 de novembro, desde 1991. Além disso, a escolha da mesma cor, o azul, chama a atenção e preocupa devido à possibilidade de ofuscar o alerta para o diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas no mundo, causando mais de 5 milhões de mortes anuais.

Muita gente morre sem saber que era diabético.

Já o câncer de próstata, por sua vez, é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil.

Mas, por que escolheram novembro para lembrar da saúde masculina? Em diversos países, durante esse mês, acontece o “Movember”. Trata-se de um movimento de alerta para a Saúde Masculina (Câncer de Próstata, Câncer de Testículo, Saúde Mental e Sedentarismo).

O Movember surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

Você pode ler também:  Algumas campanhas para o Dia da Mulher nesta semana

Diferente da campanha por conscientização sobre o diabetes, os apoiadores do “Movember” deixam bigode durante todo o mês de novembro e praticam atividades físicas diárias. Alguns portadores de diabetes, utilizaram o Movember para conscientizar a doença. Uma forma de unir forças contra as duas doenças.

Já o Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida no ano de 2008. Em 2014, o Instituto realizou ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Apesar do apoio de várias entidades não governamentais, o movimento, em especial no seu aspecto relacionado ao câncer de próstata é repudiado por algumas instituições políticas voltadas para saúde.

Assim, novembro fica azul, mas o azul de novembro no Brasil engloba três campanhas:

– Diabetes – a campanha é mundial e o símbolo é o círculo azul,

– Câncer de próstata – esta campanha em novembro é nacional e usa a cor azul,

– Saúde do homem – a campanha é mundial e o símbolo é o bigode.


Post Anterior | Próximo post

Deixe uma resposta

Você ainda não leu a revista do Brechando? Clique no link a seguir e leia um conteúdo exclusivo.

Ei, você sabia que a Revista Brechando nº 2 está disponível na Amazon? Independente se você mora em Natal ou não, você vai ter acesso a sua revista.

 

Sobre a autora

Jornalista formada pela UFRN, criou o blog em 2015 e não esperava que fosse fazer altas brechadas sobre Natal-RN e outras cidades que visitou. Gosta de trabalhar com a internet, mídias sociais, fotografar e escrever. Clique aqui para saber mais sobre mim.

Desenho: @umsamurai

Brechando Vlog

Arquivos

Calendário

novembro 2016
S T Q Q S S D
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias