Como era a vida antes do Viaduto Quarto Centenário?

Como era a vida antes do Viaduto Quarto Centenário?

Compartilhe:

As pessoas que nasceram dos anos 1990 para cima não lembram se existiam algo antes do Viaduto Quarto Centenário. O complexo foi construído em comemoração aos 400 anos da fundação da cidade (por isso o nome), este complexo faz a ligação da BR-101 sul no perímetro urbano com a Avenida Senador Salgado Filho e com a Avenida Prudente de Morais (no qual se liga a Arena das Dunas).

Foi inaugurado oficialmente em 25 de fevereiro de 2000, portanto o viaduto é uma debutante de 15 anos e já passou por algumas reestruturações por conta das obras de mobilidade urbana para receber os turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Sabia que o viaduto do Quarto Centenário tem nome? É Complexo Viário Senador Carlos Alberto de Sousa, ex-senador e pai da ex-prefeita Micarla de Sousa, que dispensa apresentações. Mas você lembra como era o trânsito antes do viaduto? Veja esta foto a seguir:

viaduto07

Sim, era uma rotatória gigante para que as pessoas se deslocassem da Avenida Senador Salgado Filho para Avenida Prudente de Morais e ruas vizinhas. Sem contar que tinha um monte de retorno. Com o aumento da frota de veículos na década de 1990, a situação do trânsito começou a ser um problema.

Avenida Salgado Filho na década de 70/80 (Foto: RN Ônibus Clube)
Avenida Salgado Filho na década de 70/80 (Foto: RN Ônibus Clube)

Os principais pontos preocupantes, o encontro da BR 101 com a Avenida Senador Salgado Filho, pois além de ligar a zona sul ao Alecrim e cento da cidade, muitas linhas do transporte público utilizavam como parte de seus itinerários. A situação estava muito caótica, principalmente porque não havia um sinal no encontro das vias citadas. Veja mais fotos de como era a situação antigamente:

Além do viaduto do Quarto Centenário também foi criado túneis na Avenida Salgado Filho para facilitar o trânsito de quem vai para Candelária e o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Isto é um pouco de como era a cidade antigamente.

compartilhe:

Sobre lara

Jornalista e publicitária formada pela UFRN, começou despretensiosamente com um blog para treinar seu lado repórter e virou sua vitrine. Além disso, é mestranda em psicologia na UnP e ainda é doida o suficiente para começar mestrado em Estudo da Mídia na UFRN. Saiba mais sobre esta brechadora.

Desenho: @umsamurai.



Últimas brechadas



Breche aí