Brechando/Artistas Potiguares / Dani Danada incentiva o ato de ler nas crianças de escola pública

Dani Danada incentiva o ato de ler nas crianças de escola pública

Dani Danada

Livro de Nicole Bernardi traz mensagens importantes para o público infantil, além de trazer um grande estímulo para alfabetização e hábito de leitura as crianças. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Desde 2022, percebe-se o crescimento da literatura infantil em Natal. Por isso, normal que várias escolas façam ações para divulgar as mais diferentes obras. Sob o título de “Dani Danada”, a obra de Nicole Bernardi mensagens importantes para o público infantojuvenil. Com o uso de rimas, prosa simples e ilustrações em aquarela de Vivi Malta, o livro se torna uma ferramenta essencial para a alfabetização e o estímulo ao hábito da leitura.

“Dani Danada” apresenta ao pequeno leitor a relevância de se equilibrar entre as responsabilidades do dia a dia e o direito ao brincar, promovendo uma reflexão leve e educativa sobre rotina, disciplina e lazer.

Palhaça Fiorela apresentando o livro para as crianças (Fotos: Divulgação)

A obra narra, com um cuidado especial, ao utilizar letra bastão, recurso importante no processo de alfabetização, o que contribui para o aprendizado de crianças em seus primeiros passos no mundo da leitura. Além disso, os personagens, majoritariamente negros, reforçando a importância da representatividade, trazendo mais inclusão à literatura infantil brasileira.

Por isso, apresentação do livro nas escolas públicas de Natal

No entanto, a experiência com “Dani Danada” vai além das páginas do livro. Por meio do projeto cultural “Dani Danada nas Escolas”, a história ganha vida com a participação da palhaça Fiorela, interpretada pela artista Juliana Modro. Fiorela, com seu carisma e humor, interage diretamente com as crianças, narrando a trama do livro de forma lúdica e envolvente. Além da contação de histórias, o projeto proporciona momentos de interação ativa, com brincadeiras que tornam a experiência ainda mais inesquecível para os pequenos.

Após a apresentação, há uma roda de conversa com a autora, Nicole Bernardi, que compartilha com os alunos o processo criativo por trás da escrita e da publicação. Essa dinâmica não apenas incentiva o gosto pela leitura, mas também inspira os alunos a explorarem suas próprias habilidades criativas e a enxergarem a leitura como algo transformador.

“Mais do que estimular o processo de ler e escrever, é transformar e tocar para que eles entendam o que há dentro de um livro, para que eles se identifiquem e se reconheçam”, afirmou Jessica Ferreira, pedagoga e bibliotecária da Escola Municipal Professora Laura Maia, na Praia do Meio, uma das escolas participantes do projeto.

A proposta não apenas leva o encantamento do circo e da literatura para o ambiente escolar, como também doa exemplares do livro para as bibliotecas das instituições contempladas, garantindo que as crianças tenham acesso a essa obra de forma livre e contínua.

Para Nicole Bernardi, o projeto “Dani Danada nas Escolas” é um convite a resgatar o vínculo com os livros em um mundo cada vez mais digital. Ao unir literatura, circo e interação, a atividade reforça que a leitura pode ser uma experiência alegre, dinâmica e transformadora.

O sucesso da primeira temporada do projeto, que vai até esta terça-feira (10), já desperta a expectativa de que novas escolas e cidades possam ser contempladas, expandindo ainda mais os horizontes de “Dani Danada” e de seus leitores.

Comentários

Uma resposta para “Dani Danada incentiva o ato de ler nas crianças de escola pública”

  1. Lucia

    Muito boa iniciativa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus