Brechando/brechadas / Uma cidade mineira chamada Natalândia

Uma cidade mineira chamada Natalândia

Natalândia

Natalândia é uma cidade com menos de 50 anos de emancipação, que teve a sua fundação no dia 21 de dezembro, perto do Natal. Saiba mais no Brechando!

Compartilhe:

Quando você fala que é de natural de Natal, sempre escuta as mesmas piadas:

“Todas as árvores são de Natal”

“Papai Noel mora lá?”

“E como vocês comemoram?”

São muitas “piadinhas” em volta disso. Entretanto, eu descobri que no estado de Minas Gerais tem uma cidade que se chama “Natalândial”. Logo, fui pesquisar o porquê deste acontecimento.

A cidade não foi fundada no dia de Natal

Por mais que se chame Natalândia, a mesma foi fundada perto do Natal, no dia 21 de dezembro de 1995. Sim, uma das cidades mais novas existentes no Brasil e segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem mais de três mil habitantes.

De acordo com o site da prefeitura:

“A sua história se solidificou por volta de 1986, época que se tornou mais acentuado o grande afluxo de pessoas que eram na maioria lavradores atraídos pelas terras férteis existentes na região”.

Além disso, “Natalândia fica à distância de 260 KM de Brasília e 600 KM de Belo Horizonte. O potencial de Natalândia está nas suas rochas calcárias com 16 cavernas pesquisadas por equipes espeleológicas”.

Também com fortes potenciais culturais, tais como: cavalgadas, desfiles de carros de boi, folias, rodas de violeiros, feira livre da agricultura familiar, trabalhos artesanais feitos pelas fiandeiras, quadrilhas juninas e exposição de projetos através da Escola Família Agrícola.

O nome é uma homenagem ao homem chamado José Natal

Inicialmente, os registros apontam que os primeiros moradores foram José Xavier Marra e Saul Antônio dos Santos, que doou lotes para a construção da capela e primeiras casas. Seu primeiro nome foi Cacete Armado, por conta das constantes brigas entre os moradores.

Posteriormente, nascem novas casas comerciais e o povoado começa a adquirir características de uma pequena Vila. Nessa época o povoado passou a se chamar Flor de Minas, nome tal que veio expressar a certeza de um futuro cada vez mais promissor.

 A comunidade vai progredindo e passa então a se chamar Bela Vista. Somente mais tarde, em homenagem ao seu primeiro Benfeitor José Xavier Marra, conhecido como José Natal, passa a se chamar Natalândia.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon