Brechando/Cidades / Antes do Cine Nordeste, era Escola de Comércio

Antes do Cine Nordeste, era Escola de Comércio

Escola de Comércio

Antes de ser conhecido como Cine Nordeste, ele foi sede da antiga Escola Técnica de Comércio, que formava os primeiros contadores. Saiba mais no Brechando

Compartilhe:

No final da Rua João Pessoa havia o Cinema Nordeste, inaugurado em 1958. Os mais novos lembram pelas exibições de filmes pornôs e os mais antigos reconhecem que assistiram grandes clássicos nas duas salas existentes. Era um dos poucos que tinha ar-condicionado e cadeiras confortáveis. O prédio também foi espaço para a sede da Rádio Nordeste em Natal.

Mas, você sabia que o local já teve uma outra utilidade? O espaço foi sede da Escola Técnica de Comércio, criado por Ulisses de Góis.

O espaço surgiu em 08 de setembro de 1919, Ulysses nasceu numa família humilde de Igapó e começou a estudar religião e fé. Aos poucos, começou a se interessar em Contabilidade, onde conseguiu um estágio na Alfândega em Natal. A partir desse momento, começou a evoluir no campo do registro das contas mercantis e na sua fiscalização.

Tornou-se no Brasil, dessa forma, pioneiro na implantação das Ciências Contábeis até o nível de faculdade e regulamentação e fiscalização da profissão por meio da fundação do Sindicato dos Profissionais da Contabilidade. Além disso, ele tinha forte envolvimento com a Igreja Católica, visto que foi um dos fundadores do jornal católico A Ordem, onde ficava na escola.

Ao término do curso técnico, o estudante recebia o Diploma de Técnico em Contabilidade. Assim, passava a operacional em escritórios, prestando serviços contábeis a empresas ou tornando-se empregado em alguma.

Na década de 50, o prédio da escola foi demolido, dando lugar ao Cinema Nordeste. Logo abaixo, vamos mostrar o antes e depois da Escola de Comércio e do Cine Nordeste. Depois, a Escola migrou para outro prédio, sendo que hoje é a faculdade de teologia da Arquitetura de Natal.

Left ImageRight Image

Posteriormente, ele lutou pela criação Faculdade de Ciências Contábeis, que se fundiu com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fim do Cine Nordeste

Após o período de decadência e exibindo filmes pornôs, o cinema fechou. Em 2008, a loja Leader está em seu lugar. A fachada e paredes externas foram tombadas como patrimônio cultural pelo Governo do estado em 26 de junho de 2008.

A empresa, além de preservar o prédio, se comprometeu a revitalizar a Praça Kennedy e o Beco da Lama, nas proximidades.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus