Brechando/Cidades / Quatro coisas que fazemos no dia de São João

Quatro coisas que fazemos no dia de São João

São João

O 24 de junho é marcado pelo São João. Primeiramente é o período que tem as festas juninas, quadrilhas, brincadeiras e entre outras coisas divertidas. Além disso, existe a larica pelas comidas tradicionais, como bolo de milho, pamonha, canjica entre outras coisas. Para comemorar esta data, eu listei coisas comuns que fazemos no São João.…

Compartilhe:

O 24 de junho é marcado pelo São João. Primeiramente é o período que tem as festas juninas, quadrilhas, brincadeiras e entre outras coisas divertidas. Além disso, existe a larica pelas comidas tradicionais, como bolo de milho, pamonha, canjica entre outras coisas. Para comemorar esta data, eu listei coisas comuns que fazemos no São João. Embora Natal não seja tão tradicional a sua comemoração, a cidade ainda em Natal acende fogueira nas calçadas, compra milho e é nesse período que as crianças brincam mesmo.

1) Soltar bombas de São João

Com a fogueira nas calçadas, a galera aproveitava o momento para brincar e jogar vários tipos de bombinha. Algumas são famosas, como o traque, que só faz o estralo e dá o susto naquela pessoa. Tem o peido de velha, que o barulho parece de uma pessoa que está soltando o tradicional pum. Além disso, tem os fogos de artifício bem aqueles de ano novo.

O mais fofinho, que as crianças adoram, é a estrelinha, que era um bastão de pólvora que acendia e transformava em um mini-fogos. Ainda mais tem o tradicional chumbinho que as pessoas jogavam um papel com pólvora no chão e ele estoura.

2) Sair para assistir o Festival de Quadrilhas

A quadrilha é um evento como se fosse uma escola de samba em Natal e outras cidades do Nordeste. Então, as pessoas se reúnem pra assistir em um local específico. E, a galera realmente preparou o ano inteiro pra dançar a quadrilha. Tem preparo o ano todo, criação de roupa, ensaios e entre outras coisas.

3) Visitar uma cidade com SJ tradicional

Uma das coisas que as pessoas mais fazem é viajar para as cidades tradicionais de São João. Uma delas é a Campina Grande, que fica no estado vizinho da Paraíba. Mas, a gente prefere mesmo é ir para Mossoró, que é mais perto. A galera realmente pega o carro e vai até a segunda maior cidade do RN. Pode ser indo ao bloco “Pingo do Mei Dia” ou no palco assistindo as principais bandas e artistas. O anúncio da line-up é bem esperado.

4) Fazer apresentações de São João nas escolas

Uma atividade obrigatória em quase todas as escolas são ver crianças dançando São João. A ideia é fazer coreografias de São João e, por conseguinte, realizar uma apresentação para que todo assistam com a família. É quando a galera se reúne meses antes para ensaiar a coreografia em um intervalo das aulas. Além disso, a gente se veste de matuto, maquiagem para dançar São João.

Se tem alguma coisa que eu esqueci de adicionar, deixe, portanto, o seu comentário.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon