Brechando/Artistas Potiguares / Clara ressalta os ancenstrais em seu quinto álbum

Clara ressalta os ancenstrais em seu quinto álbum

Clara

Ela já foi Clarita Pinheiro, além de ter participado das bandas Clara e a Noite e Orquestra Boca Seca. Agora, ela é somente Clara. Apenas, Clara. Em meio a quarentena está lançando o seu quinto álbum, cuja intenção primeiramente é ressaltar os seus descendentes. Tanto que na foto está a sua mãe, avó e tia,…

Compartilhe:

Ela já foi Clarita Pinheiro, além de ter participado das bandas Clara e a Noite e Orquestra Boca Seca. Agora, ela é somente Clara. Apenas, Clara. Em meio a quarentena está lançando o seu quinto álbum, cuja intenção primeiramente é ressaltar os seus descendentes. Tanto que na foto está a sua mãe, avó e tia, a artista visual Saionara Pinheiro, uma das integrantes do INarte Urbana.

O disco “Volte e Pegue” é em formado de EP. Além disso, mostra o universo de uma mulher mãe, negra e periférica. Após uma campanha de financiamento coletivo, o disco ficou disponível ao público no dia 04 de setembro.

“Mais do que um marco na minha carreira, “Volte e Pegue” concretiza um movimento que vem acontecendo dentro de mim há cerca de três anos. Esse movimento que falo é meu processo de empoderamento e reconhecimento enquanto mulher negra. “Volte e Pegue” é um grito de afirmação e mostra que somos uma potência”, afirmou Clara em release enviado pela assessoria de imprensa.

A escolha do título veio de um provérbio africano

O título do EP vem da tradução do símbolo sankofa utilizado pelo sistema de escrita do povo Akaan na África Central. A sankofa está associada diretamente ao provérbio ”não é tabu voltar para trás e recuperar o que você perdeu”. Por isso, que toda a arte conta com influência da cultura africana, a partir das vestimentas, cabelos e acessórios.

Para que o trabalho visual fosse um sucesso, o conceito foi apresentado pelo artista visual Augusto Júnior, responsável pela direção de arte e fotografia da capa do EP. O conceito gráfico da capa foi desenvolvido por Gabriela Barbalho.

Também colaboraram com a construção da capa: Stefany Moreira no Styling, Sânzia Pinheiro na Consultoria Artística, Negro Charme no figurino e acessórios, cabelo por Luiza Fonseca, Stefany Moreira e Elderlanne Tibiano. Maquiagem por Will.

Capa do mais novo disco de Clara

Como foi a produção do disco

O mais novo álbum de Clara foi feito pela gravadora Rizomarte, com direção musical da própria Clara em parceria com o Zé Caxangá, uma vez que é seu longo parceiro nesses 12 anos de trabalho. Ainda conta com a colaboração dos produtores musicais Pedras e Gabriel Souto na elaboração de beats, no qual também estão ao longo tempo na estrada, seja pelo Dusouto quanto por Luísa e os Alquimistas.

Além disso, o EP tem participações de: Aiyra nas percussões de “Negra” e “Mesmo”; Renata Mar na composição de “Paz”; Poeta kaju na composição de “Já foi carga”; Iyalê na composição e nos vocais de “Novas Formas” junto com Pretta Soul.

O álbum nasceu a partir de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma “Vakinha” com o intuito de custear o trabalho de parceiros e trabalhadores da cultura envolvidos em todas as etapas que envolvem a concepção de um álbum. Paralelo ao financiamento coletivo, o lançamento do disco está no Edital de Economia Criativa 2020 do Sebrae/RN.

Clique aqui, portanto, para escutar o novo álbum.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus