Brechando/Cidades / Essa semana pode discutir ciência na mesa de bar

Essa semana pode discutir ciência na mesa de bar

A Ciência resiste, embora todos os problemas, e um exemplo disso é que ela pode ser discutida em uma mesa de bar. Um evento, no entanto, vem trabalhando a cada ano para estreitar essa relação da sociedade com a pesquisa científica. Considerado o maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint Of Science, pelo…

Compartilhe:

A Ciência resiste, embora todos os problemas, e um exemplo disso é que ela pode ser discutida em uma mesa de bar. Um evento, no entanto, vem trabalhando a cada ano para estreitar essa relação da sociedade com a pesquisa científica. Considerado o maior festival de divulgação científica do mundo, o Pint Of Science, pelo terceiro ano consecutivo, tem em Natal uma de suas sedes no Brasil. Os encontros acontecem nos dias 20, 21 e 22 de maio, sempre a partir das 19h, e ocorrem em outros 24 países na mesma data.

Em Natal, que existe desde 2017,  acontece em três bares simultaneamente, que são: Choperia Petrópolis, Bar 54 e Mormaço Bar.

O Pint Of Science consiste em levar palestras sobre temas relevantes para a sociedade a bares da cidade, discutindo a ciência de forma descontraída, sem jargões, mas mantendo a credibilidade das pesquisas. Com isso, o evento tem o objetivo de promover a conversa direta dos cientistas com as demais pessoas, sem barreiras ou intermediários.

Serviu como inspiração para a criação do festival a experiência dos pesquisadores Michael Motskin e Praveen Paul, do Imperial College London, na Inglaterra. Eles abriram as portas de seus laboratórios e realizaram o Encontro com pesquisadores, em 2012. Na ocasião, foram convidadas pessoas diagnosticadas com Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla e elas puderam conhecer de perto as pesquisas ali realizadas.

Este ano a organização fica por conta das professoras Janine Rossato, do Departamento de Fisiologia (DFS), Mahayana Godoy, do Departamento de Letras (LET), e Marjory Costa-Abreu, do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMap), além das pesquisadoras do Instituto do Cérebro (ICe) Andressa Radiske e Carolina González, todas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Seguindo a tradição do festival, um time de cientistas das mais diversas áreas vai apresentar palestras em três bares da cidade. O saber é compartilhado e debatido em um ambiente de interação livre e com uma informalidade convidativa ao grande público, sendo acessível a todos que, como diz o slogan do evento, têm sede de ciência.

Além de proporcionar a interação da academia com a sociedade, o Pint Of Science põe as áreas do conhecimento em diálogo. A programação é plural e aborda temas como inteligência artificial, linguagem, medicina, mudanças climáticas, meio ambiente, atividades econômicas alternativas, demografia, preservação da memória (museus) e psicobiologia, mostrando como a ciência faz parte da vida prática e tem influência direta no dia-a-dia. As palestras estão distribuídas em três locais diferentes que podem ser conferidos aqui.

Outro aspecto que se deve destacar acerca desta edição do evento é a participação feminina. Das 27 palestras previstas na programação, 19 são proferidas por mulheres. De acordo com Janine, esse é um reflexo do que apontam os dados sobre pesquisas acadêmicas brasileiras. Gratuito, o evento apresenta como novidade, em função do sucesso das edições anteriores, a adição de um terceiro local para a realização das palestras, espalhando ainda mais as opções de participação, que podem ser conferidas na programação completa.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus

toggle icon