Brechando/Cidades / Multidão e a música de reistência para 2019

Multidão e a música de reistência para 2019

2019 é o ano que vamos fazer inúmeras críticas contra os avanços do conservadorismo no Brasil. Desde dezembro de 2018, o músico Digo Amazonas, em São Paulo, criou o projeto “Multidão”, que lançou o single chamado “Desordem e Protesto”, com forte posicionamento político contra a atual situação nacional. A intenção do músico era realmente fazer um…

Compartilhe:

2019 é o ano que vamos fazer inúmeras críticas contra os avanços do conservadorismo no Brasil. Desde dezembro de 2018, o músico Digo Amazonas, em São Paulo, criou o projeto “Multidão”, que lançou o single chamado “Desordem e Protesto”, com forte posicionamento político contra a atual situação nacional. A intenção do músico era realmente fazer um “grito de guerra contra o falso nacionalismo e da onipresente falsidade na política brasileira”. 

“Queria que esse clipe fosse um lembrete do que significou 2018 e da angústia coletiva que estamos vivemos enquanto brasileiros, e a Maranha Filmes conseguiu captar totalmente essa ideiae fazê-la em imagens”, disse o músico.  A Maranha citada na fala é uma produtora audiovisual focada em inspirar transformações reais através de conteúdos que revelam assuntos urgentes e inadiáveis. Então, como os dois querem tocar o dedo na ferida política, fazer um clipe sobre o assunto seria rapidinho feito.

Este não é o primeiro single de protesto, a canção “Brasilis” é uma epopéia carnavalesca (lembrando que carnaval de 2019 vai ser em março) que contou a história do Brasil em ritmo de marcha-rancho e frevo. “Lançado em outubro, no olho do furacão eleitoral, contou com mais de 50 pessoas envolvidas entre músicos, cineastas, ativistas, atores e colaboradores que se engajaram nessa crítica Oswaldiana às origens das injustiças sociais do nosso país e ao nacionalismo oportunista”, explica.

Multidão surge no país como uma plataforma colaborativa de artistas que usam da música, cultura e ativismopara tratar temas da sociedade brasileira, e já promete mais singles e conteúdos para o ano de 2019.

Digo Amazonas, que é um dos fundadores do Bloco 5Kaya na Gandaia, percussionista da banda O Mangue e baterista dos Araras Negras. Seguindo o seu processo criativo e fugindo dos formatos de banda ou artista solo, criou a Multidão com uma proposta contemporânea de tornar-se uma plataforma de criação coletiva, onde músicos, produtores e artistas se conectam para criar conteúdos juntos, sempre com base na diversidade e nacolaboratividade.As palavras-chave são música, cultura e ativismo. O primeiro single, “Brasilis”, foi lançado em outubro e o segundo, “Desordem e Protesto”, em dezembro de 2018.

Além de Digo, o grupo conta com Andre Mota (guitarra), Juari Dovenas (baixo) e Ivan Silva (percussão).

Confira o clipe completo a seguir:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenho do ilustrador Um Samurai

Lara Paiva é jornalista e publicitária formada pela UFRN, com especialização em documentário (UFRN) e gestão de mídias sociais e marketing digital (Estácio/Fatern). Criou o Brechando com o objetivo de matar as suas curiosidade e de outras pessoas acerca do cotidiano em que vive. Atualmente, faz mestrado em Estudos da Mídia, pela UFRN e teve experiência em jornalismo online, assessoria de imprensa e agência de publicidade, no setor de gerenciamento de mídias sociais.

Clique aqui para saber mais.

Arquivos

Chuva de palavras

Alecrim Arte banda Brechando Brechando Vlog Campus Party carnaval Cidade Cidade Alta Cidades cinema Covid-19 Cultura curiosidades Dosol entrevista Evento eventos Exposição feminismo Festival filme filmes Historia lgbt livro Mada mossoró Mudanças Mulher Música Natal pesquisa Peça potiguar projeto Quarentena Ribeira Rio Grande do Norte RN Rolé Show Teatro UFRN ônibus